O mês de agosto será decisivo na vida de 17 estudantes da Universidade de Passo Fundo. Eles estarão embarcando não só para uma temporada de estudos no exterior, mas estarão também realizando sonhos e obtendo experiências que serão diferenciais em suas trajetórias profissionais. Os alunos foram aprovados no Programa de Intercâmbio Acadêmico da UPF, que até agora já beneficiou 111 graduados dos mais diversos cursos, tanto de Passo Fundo quanto dos campi.
México, Espanha, Portugal e Itália foram os destinos eleitos pelos acadêmicos para passarem o semestre. O grupo apresentou suas expectativas ao reitor da UPF, professor Rui Getúlio Soares, na quinta-feira (13). Na oportunidade, o reitor também desejou sorte aos estudantes e reiterou a responsabilidade que cada um deles tem como embaixadores da UPF no exterior. "Vocês terão uma oportunidade ímpar de crescer culturalmente e, também de aprimorarem-se em suas opções profissionais", destacou o reitor, lembrando a ampliação de oferta de países e instituições com as quais a UPF vem firmando convênio, hoje num total de 55 universidades estrangeiras.
O sonho de conhecer o berço da Psicologia é a motivação para a estudante Caroline Rigodanzo. Ela, que possui parentes desconhecidos em Portugal, espera tirar o máximo de proveito de sua estada naquele país. "Escolhi Lisboa pela cidade maravilhosa que é e também pela Europa ser o berço da Psicologia. Este era um antigo sonho, e acredito que vou agregar em muito meus conhecimentos não só profissionais, mas experiências de vida também", destaca a aluna.
Estrangeiros
O Programa de Intercâmbio Acadêmico da UPF também abre a possibilidade de estudantes estrangeiros estudarem em Passo Fundo por uma temporada. Para o segundo semestre de 2010, 16 alunos do México, Itália, Espanha e França estarão compartilhando suas experiências com os alunos daqui. Eles chegam no mês de julho e permanecem em Passo Fundo até dezembro.