Para proporcionar maior contato dos estudantes com os direitos humanos e colaborar com a formação de cidadania dos jovens, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Passo Fundo iniciou, no mês de maio, a implementação do projeto OAB vai à Escola. A primeira atividade do projeto aconteceu no Instituto Educacional Metodista com a palestra A criança e o adolescente enquanto cidadãos no nosso país, ministrada pelos advogados Michel Dias de Assumpção e Juliana Pereto.
Aproximadamente cem estudantes dos ensinos fundamental e médio participaram de um debate a respeito dos direitos e deveres das crianças e adolescentes e sobre a necessidade do exercício da cidadania na sociedade. Questões polêmicas como bullying e infrações cometidas por menores de idade, integraram o rol de apontamentos quando o tema era responsabilidade e meios de reparação.
De acordo com a presidente da OAB Passo Fundo, Patrícia Alovisi, o projeto já existe, com sucesso, em outras subseções do Estado. Na cidade, a intenção dos advogados pertencentes à Ordem é de levar aos estudantes lições de cidadania e ajudar na conscientização de seus direitos e deveres e, ainda, alcançar o maior número de crianças e jovens em idade escolar, seus pais e toda a comunidade para trabalhar a importância da conscientização cidadã.
Agendamento
A agenda da OAB está aberta para as inscrições das escolas que querem receber as palestras do projeto. Para isso, as interessadas devem procurar a subseção, que fica na General Netto, ao lado do Fórum, e protocolar uma solicitação de palestra. Além disso, as escolas que solicitarem a visita da OAB podem sugerir assuntos dirigidos à realidade vivida pelos estudantes de sua comunidade. Os advogados da OAB Subseção Passo Fundo irão realizar uma reunião de temas a serem abordados pelo Projeto, que será realizada na terça-feira, 25 de maio, na sede local.