Moron reaberta, parcialmente

Medida será implantada nos próximos dias, mas os dutos instalados no canteiro central da rua General Neto vão permanecer

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Durou exatos três meses a inversão do sentido da rua Moron, na quadra entre as ruas Coronel Chicuta e General Neto. Em 18 de fevereiro, sob ordem do prefeito Airton Dipp, a rua foi fechada para o tráfego de veículos que transitam no sentido Centro – Boqueirão. Ontem, 18 de maio, Dipp atendeu a reivindicação dos lojistas instalados no trecho e reverteu a decisão, com duas ressalvas. A primeira foi a recontratação dos 14 funcionários que teriam sido demitidos pelos lojistas no mês de março, em função da redução nas vendas, provocadas, segundo os comerciantes, pela redução do movimento proporcionada pela inversão do sentido da rua. Além destes, outros dois trabalhadores, demitidos em abril, também terão de ser readmitidos. A outra ressalva, proposta por técnicos do departamento de trânsito da prefeitura, foi a manutenção dos tubos amarelos instalados no cruzamento com a rua General Neto. Assim, quem estiver se deslocando no sentido Centro-Boqueirão pela rua Moron, poderá fazê-lo, desde que, na esquina com a Neto dobre a direita e faça o retorno em frente ao Fórum, voltando em direção a Catedral e só então acessando novamente a Moron.

A decisão do prefeito, que foi embasada nos números apresentados pelos comerciantes, que apontaram redução de em média 26% nas vendas no período, foi comunicada em reunião, na manhã de ontem, junto com representantes dos lojistas.
Quanto a recontratação dos funcionários, os comerciantes entregaram a Dipp um termo de compromisso, fixando um prazo máximo de 45 dias para a abertura dos novos postos de trabalho. O sindicato dos empregados no comércio de Passo Fundo se comprometeu em fiscalizar as recontratações.

“Vendas vão voltar ao normal”
Para o presidente da Associação Mais Moron, Volmir Danielli, a decisão do prefeito mostra que a administração esteve sensível ao problema enfrentado pelos lojistas desde que a rua foi fechada. “Comprovamos que as vendas caíram e isso resultou em demissões. Tivemos várias reuniões com o prefeito e secretários, que se sensibilizaram com a situação e voltaram atrás”, declarou. “Temos certeza que, com a volta do trânsito de veículos, as vendas vão voltar ao normal”, completou Danielli.

O presidente da Mais Moron ainda avaliou como positivo o fato de os tubos amarelos serem mantidos no cruzamento com a General Neto. “Concordamos com o município neste aspecto, porque também entendemos que a Moron deve ser uma rua de trânsito local, e não uma via de fluxo”, destacou. Danielli ainda frisou que será desenvolvido um projeto para transformar os tubos amarelos em uma extensão do canteiro central da Neto, inclusive com árvores e bancos.

Fiscalização
As alterações do trânsito da rua Moron ficam condicionadas as demandas da secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Segurança, que deverá refazer a sinalização e reconfigurar o funcionamento das sinaleiras. O local será monitorado para avaliar o reflexo no trânsito da cidade e o movimento nas lojas. Não está descartada uma nova mudança, caso a medida não surte os efeitos desejados.

Gostou? Compartilhe