O tradicional veranico de maio poderá passar em branco em 2010. Tipicamente causado pelas variações de temperatura do outono, apresentando temperaturas máximas altas, os dias de calor não devem acontecer até o final do mês. Segundo o observador meteorológico da Embrapa, Ivegndonei Sampaio, o calor comum neste período do ano acontece porque a estação é transitória entre os períodos de calor e frio intensos, ou seja, entre verão e inverno.
No entanto, até o momento a média das temperaturas máximas ficou em 19,2°C, enquanto em maio o normal é ficar em torno de 20,7°C. “O mês de maio geralmente representa melhor essa transição porque é nessa fase que acontecem as maiores variações, mas neste ano as temperaturas máximas ficaram cerca de 1,5°C a menos”, disse Sampaio.
Muito frio
Nesta quarta-feira (19), Passo Fundo registrou a segunda temperatura mais baixa do ano. Segundo Sampaio, a mínima registrada ficou abaixo dos 8°C às 9 horas da manhã, mas a sensação térmica, por causa do vento, chegou a 5°C. Até o momento, o dia mais frio do outono foi registrado no dia 9 de maio, onde a temperatura chegou 7,4°C durante a madrugada. Porém, neste dia a temperatura máxima foi maior, chegando a 16°C e sensação térmica fico em 10°C. Ontem à tarde as temperaturas oscilaram apenas 5°C, alcançando 13°C.
Previsão para o final de semana
Após quatro dias seguidos de muita umidade, chuvas e temperaturas baixas, o clima deve melhorar e estabilizar até o final de semana. Na quinta-feira (20) pela manhã, a nebulosidade a alta umidade ainda deve causar a formação de garoa e nevoeiro e as temperaturas devem oscilar entre 6°C e 16°C. À tarde, devido a entrada de uma massa de ar seco e frio, o sol começa a predominar.
Na sexta-feira, o dia será de céu claro com a temperatura em elevação gradativa. A mínima prevista é de 10°C e máxima 21°C. No sábado, o tempo permanece claro, mas as temperaturas começam a subir, ficando entre 12°C e 21°C e no domingo entre 12°C e 23°C.