A International Football Association Board realizou ontem, na sede da Fifa, em Zurique, uma assembleia extraordinária conduzida pelo presidente Joseph Blatter para discutir as propostas pendentes relacionadas às regras que foram apresentadas na 124ª Assembleia Geral Anual em março.
Assim a entidade aprovou a modificação do texto da Regra 14, envolvendo a paradinha em cobranças de pênalti: "A finta durante a aproximação para a cobrança do pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é agora considerada uma infração à Regra 14 e um ato de comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deverá ser advertido".
Na nova regra, os jogadores poderão fazer a paradinha que Pelé inventou, que era constituída de fintas durante a corrida, mas não no momento do chute, o que vinha sendo muito utilizado no futebol brasileiro. Além disto, o comitê definiu que poderão ser feitos mais testes com cinco árbitros, em lugar de três. No Campeonato Carioca e na Liga Europa, isso já ocorreu, com juízes atrás dos gols, checando jogadas mais difíceis e polêmicas. As duas decisões entrarão em vigor a partir do dia 1º de junho.