Uma das grandes atrações da 2ª Feira Nacional do Frango (Fenafrango) será o aviário modelo, montado pela Embrapa Suínos e Aves, em parceria com o Groupe Doux, numa área de 500 metros quadrados, no pavilhão Verde do parque de exposições Wolmar Salton, em Passo Fundo.
No espaço serão apresentadas as mais novas tecnologias que podem ser aplicadas nos aviários para melhorar as condições sanitárias das granjas. “Os produtores terão informações desde o porquê utilizar o comedor automático e o vaporizador moderno até como administrar medicamentos via água”, disse o coordenador técnico da Fenafrango, Édison Nunes.
O avicultor poderá conhecer a tela anti-pássaro, o cercado externo que impede o acesso dos animais e pessoas não autorizadas nas instalações, o arco de desinfecção, utilizado para desinfetar os veículos que entram na granja e os caminhões de transportes de rações e aves, além de outras boas práticas de biosseguridade do plantel. “A proposta do aviário modelo é mostrar quais os procedimentos que devem ser seguidos para que o produtor não veja ameaçada a sanidade do plantel de aves”, afirmou Nunes. A Fenafrango ocorre de 25 a 30 de maio, no parque de exposições Wolmar Salton, e deve receber em torno de 40 mil visitantes. A entrada é gratuita.