Eder Calegari/ON
O Corpo de Bombeiros de Passo Fundo recebeu ontem à tarde um caminhão Volkswagen modelo 16200, ano 1996, que foi repassado pela Receita Federal e recuperado com a ajuda da distribuidora Liquigás de Passo Fundo. O veículo tem capacidade para transportar 19 mil litros de água para combate a incêndio e passa a integrar a frota da corporação, que passa a ter quatro caminhões.
Um dos veículos permanecerá na unidade dos bombeiros do bairro Petrópolis, os demais no quartel da rua Independência. Até então, o de maior capacidade transportava 7 mil litros de água. De acordo com o major Gilcei, comandante do 1° Subgrupamento de Combate a Incêndio, o maior ganho é com a eficiência do serviço. "A partir de agora vai ser possível trabalhar de tal forma que não seja necessário reabastecer os caminhões com água durante um atendimento. A capacidade de 19 mil litros permite aproximadamente 20 minutos de vazão contínua contra os focos de incêndio", destacou.
Segundo os bombeiros, por ser um caminhão de maior capacidade, ele também exige um tempo maior de deslocamento até o local de incêndio, visto que o peso da carga é superior, dessa forma, ele deve ser um veículo de apoio. Os caminhões de menor dimensão que já eram utilizados, continuam sendo os da linha de frente, pois o tempo de resposta ao chamado é menor, o deslocamento é mais rápido.
Veículo era usado em contrabando
O caminhão que aparentemente transportava combustível foi apreendido há mais de dois anos em uma operação da polícia rodoviária que flagrou transporte de cigarro contrabandeado do Paraguai escondido no compartimento de carga. Gavetas haviam sido adaptadas no reservatório, onde os criminosos escondiam o contrabando.
Ocorrências em 2010
De janeiro até abril, o Corpo de bombeiros atendeu 161 ocorrências de combate a incêndio. Grande parte foi registrada em regiões de mata e de vegetação seca nos períodos de estiagem, além dos atendimentos aos casos de incêndios em residências e edificações diversas. Os bombeiros recebem uma média superior a 15 chamados por dia para trabalho de resgate prestado por duas ambulâncias equipadas com materiais de atendimento pré-hospitalar.