Educação inclusiva reuniu gestores de 80 municípios

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

     Com a realização de cinco oficinas se encerrou nesta sexta-feira V Seminário de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que foi promovido durante toda semana pela prefeitura a educadores e gestores de quase 80 municípios da região. Nas dependências da Escola Municipal Zeferino Demétrio Costi, os educadores e gestores puderam discutir os recursos digitais no ensino e aprendizagem inclusiva, a importância da libras na educação dos surdos, deficiência visual, psicomotricidade e desenvolvimento motor no contexto da Inclusão, e  deficiência visual.
     Na oficina de deficiência visual, ministrada pela professora Luciana Pedrolo, os participantes saíram pelo pátio da escola vendados, numa dinâmica chamada de “Desafios e Possibilidades”. “O objetivo nessa prática é fazer que as pessoas se sensibilizem diante da deficiência visual. Essa deficiência não é fator limitador, mas sim potencializador, temos que enxergar no deficiente visual, não a deficiência, mas sim suas potencialidades”, disse. Em sua explanação, ela ainda tratou sobre os aspectos legais da deficiência visual e sobre sua prática pedagógica.
     Sobre o encerramento do evento, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou mais uma vez a importância dessa semana para a troca de experiências objetivando a inclusão social. “Precisamos aprimorar nossas ações e práticas”, disse. Já a coordenadora de Educação, professora Maria Salete Telles, salientou que o programa atendeu com êxito esse objetivo. “A inclusão já não é mais uma questão de modismo ou de tendência, mas de conquista de cidadania”, disse.
     Uma das organizadoras desse evento dentro da Secretaria de Educação (SME), a coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental da secretaria, professora Sandra Brena, explicou que legislação brasileira avançou muito nessas questões, mas nada se efetivava na prática antes de 2005, ano que o Ministério da Educação criou esse programa de educação inclusiva. “A partir daí começaram ações mais diretas nos estados e municípios para a qualificação de profissionais. Queremos que os educadores de quase 80 municípios que estiveram aqui, levem esses conhecimentos para suas escolas”, disse ela.

Gostou? Compartilhe