Mais uma semana para vacinar

Prefeitura estendeu a vacinação contra a gripe A para as pessoas entre 20 e 39 anos, gestantes e crianças que já tomaram a primeira dose da vacina. Município luta pela universalização da vacina

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Sem alcançar a meta prevista de vacinação nos grupos de pessoas entre 20 e 29 anos, 30 e 39 anos, gestantes e crianças que precisam tomar a segunda dose da vacina, o município decidiu prorrogar a campanha em mais uma semana. A vacinação vai acontecer até a próxima sexta-feira (28).
Segundo o secretário de Saúde, Alberi Grando, o Ministério da Saúde autorizou que os municípios estabelecessem os critérios de vacinação a partir do encerramento da campanha nacional, ocorrida ontem, em todo o país. "Como sobraram vacinas para atingirmos o número previsto pelo ministério, decidimos vacinar as pessoas entre 20 e 29 anos, que estavam suspensas nas últimas semanas", explicou. Para atingir a meta ainda faltam vacinar mais de 11 mil pessoas nessa faixa etária.
Além desse grupo, também foi prorrogada a vacinação das pessoas entre 30 e 39 anos, que estava prevista para encerrar na sexta-feira (21). Nesse grupo, foram vacinados somente 39,86% da meta de 27.755, ou seja, 11.063 pessoas.
Na próxima semana também continua a vacinação para as gestantes. Com adesão ainda abaixo da meta, o município espera vacinar ainda mais de 780 grávidas. Até o dia 20 de maio, o município vacinou 1.772 mulheres, 69,25% da meta.

Universalização
Conforme o secretário, o município ainda espera vacinar toda a população passo-fundense. "Até agora, cumprimos com todas as normas do ministério, mas agora vamos pressionar para que todos possam se vacinar", disse. As negociações estão acontecendo em parceria com o governo do Estado, que também acredita na universalização do direito à vacina.
Grando afirmou que se não houver um convencimento do governo federal, o município e o Estado devem ingressar na Justiça para garantir a imunização para todos os gaúchos.

Idosos
A campanha de vacinação dos idosos contra a gripe comum também continua. Até o momento foram vacinados 15.447, da meta de 21.223, ou 72,78%. Os idosos com doenças crônicas não podem mais receber a vacinação contra a gripe A, pois a meta ultrapassou 146, 86% do esperado e não existem mais doses para esse grupo em Passo Fundo. Segundo a Secretaria de Saúde, foram vacinados quase 2 mil idosos a mais, totalizando 6.234 pessoas acima dos 60 anos com doenças crônicas.

Vacinação

Quando: 24 a 28 de maio
Onde: 31 unidades de saúde do município
Quem: pessoas entre 20 e 39 anos, gestantes e crianças (somente aquelas que já tomaram a primeira dose da vacina)

Gostou? Compartilhe