Uma atividade que está longe de ser apenas o cumprimento de uma tarefa. “Papo de Guri – Papo de Guria”, projeto desenvolvido por uma das Tribos da Cidadania, do Colégio Notre Dame, proporcionou o encontro entre duas realidades distintas, mas rico de partilha. Estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, da Tribo Extremos: dos 8 aos 80, iniciou o trabalho concreto com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, atendidos pela Secretaria Municipal da Criança e Ação Social – Semcas.
No encontro desta semana, os estudantes dialogaram com os participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti. Numa via de mão-dupla, todos “ensinam” e “aprendem” a partir da partilha, na construção de uma relação de confiança e respeito, como afirma a Coordenadora do projeto, Rejane Almeida Vieira. “Como a gente trabalha com crianças que tem apenas uma visão de mundo, muitas vezes, não conseguem ser sensibilizadas pelos monitores. Essa iniciativa dos alunos do Colégio Notre Dame é muito importante. Eles têm faixas etárias semelhantes, falam a mesma língua, apesar das diferenças sociais. Por isso, podem aprender e ensinar uns com os outros”, reitera.
O projeto atende 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Desta, cerca de 70 estão participando das atividades junto com a Tribo Extremos, do Colégio Notre Dame. Contação de histórias, aulas de dança e um bate papo amigável e descontraído, mas com muita informação acontecem nas quartas e sextas-feiras em espaço cedido pela própria Semcas.
Além desta Tribo da Cidadania, amparada pelo maior projeto de voluntariado do Brasil, Parceiros Voluntários, os estudantes do Colégio Notre Dame ainda formaram a Tribo das Feras, que está recolhendo jornais para doar ao Clube de Amigos e Protetores dos Animais. Os estudantes mantém encontros semanais onde avaliam, debatem e planejam atividades voluntárias.