Natália Fávero/ON
A campanha do Agasalho 2010 com o tema “aqueça um coração e alimente uma vida” já arrecadou desde o dia 8 de maio, 20 mil peças de roupas. A Semcas espera 120 mil doações até o dia 12 de junho. A secretaria não soube informar o número preciso de quantos quilos de alimentos foram doados até o momento, mas acredita ser uma boa quantidade. O secretário Adriano José da Silva avalia como positivo este balanço inicial em meio às denúncias de descartes de roupas no lixão municipal em semanas anteriores.
As doações estão sendo arrecadadas em 150 pontos da cidade identificadas com o cartaz da campanha. As roupas, calçados e alimentos podem ser entregues em farmácias, shoppings, escolas, supermercados, postos de saúde, escolas municipais e estaduais, hospitais, postos policiais, na Semcas, entre outros locais. Segundo o secretário, as denúncias influenciaram, mas não comprometeram a campanha que tem 26 anos de existência. Silva acredita que conseguirão atingir a meta. “Seguiremos firmes e fortes. Este bom número de doações significa que as pessoas estão atendendo ao nosso chamamento”.
Nesta semana será definido um plano de arrecadação nos bairros. Uma equipe da secretaria deverá buscar as doações nas comunidades. Os donativos entregues nas entidades e empresas da cidade são levados até a Semcas e armazenados em duas salas. Quando a campanha chegar ao fim será realizado a triagem dos donativos e depois deste processo que deverá durar cerca de cinco dias, as doações começarão a ser entregues nos bairros mais pobres do município. No dia 12 de junho haverá uma programação de encerramento da campanha, na Praça da Mãe com diversas atividades especiais, com o sorteio de brindes e distribuição de pipoca para as crianças.
A Semcas pede que as roupas e calçados estejam em um bom estado para que os beneficiados tenham condições de uso. Os donativos podem ser entregue na própria secretaria, na Rua Teixeira Soares, no antigo quartel do exército. Informações pelo telefone (54) 3312-3070.