?sltimos preparativos para a Fenafrango

Expositores trabalharam na montagem dos estantes durante o final de semana. Mais de 170 estandes destacarão as novidades do setor do frango. Abertura acontece nesta terça-feira

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A segunda edição da Fenanfrango inicia na terça-feira (25) com exposição de toda a cadeia produtiva do frango e eventos paralelos, como o Festival Gastronômico, 6°Encontro Estadual de Produtoras Rurais e Provas do Cavalo Crioulo. A organização da feira espera receber entre 38 e 40 mil visitantes até domingo (30), quando encerra a programação da Fenafrango. Nesta edição, dezenas de empresas e agroindústrias de todo o Estado estarão distribuídas em mais de 170 estantes para mostrar as novidades em produtos e serviços para o setor. O evento ocorrerá no Parque Municipal de Exposições Wolmar Salton das 8h às 18h.

Neste final de semana, os preparativos foram intensos no Parque. Segundo um dos coordenadores do evento, José da Silva Almeida, representante da Acisa, a montagem da estrutura iniciou na semana passada. A Prefeitura realizou alguns reparos solicitados pela organização do evento. “O piso do pavilhão principal foi reformado e pintado, os banheiros também passaram por adequações e uma rua foi asfaltada”, informou. No final de semana, também foi realizada uma limpeza geral nas dependências, o plantio de flores nos canteiros da área de acesso ao Parque, a instalação da rede de internet e de um gerador de energia elétrica.

Nesta segunda-feira (24), o trabalho tem continuidade com os acabamentos finais nos estandes. No total, são 140 estandes localizados no pavilhão verde do Parque e 48 na área externa. Conforme Almeida, praticamente todos os estandes foram locados, restando apenas dois espaços internos e dois externos para comercialização.
A Emater/RS-Ascar, além de expor os produtos assistidos pela empresa, também vai trazer cerca de 800 produtores de frango de toda a região para visitar a feira. No total, estão previstos 32 estandes com artesanato e produtos de agroindústrias. Entre os produtos, oriundos de cerca de 20 municípios, estão mel, sucos, doces e conservas, rapaduras, cachaças, licores, erva-mate, cuias, entre outros.

Aviário modelo

Uma das grandes atrações da 2ª edição da Fenafrango será o aviário modelo, que já está montado no pavilhão verde do Parque. Promovido pela Embrapa Suínos e Aves, em parceria com o Groupe Doux, o aviário possui uma área de 500 metros quadrados onde os visitantes poderão conhecer as mais novas tecnologias que podem ser aplicadas nos aviários para melhorar produtividade e garantir as condições sanitárias nas granjas.

Expectativas
Segundo Almeida, a Fenafrango espera um incremento de 15% no volume de negócios, em relação à edição do ano passado, quando os negócios fechados somaram R$ 5,8 milhões.

Gastronomia
Durante os cinco dias da Fenafrango acontece em 12 restaurantes da cidade o Circuito Gastronômico. Cada noite será servido um prato exclusivo de frango nos restaurantes participantes do circuito.  No sábado (29), a partir das 12horas, acontece o Festival Gastronômico no próprio parque, onde os visitantes poderão saborear um cardápio especial à base de frango. O buffet é livre ao custo de R$ 10.

Programação para terça-feira, 25 de maio:
8h - Credenciamento e café com a imprensa (1 kg de alimento não perecível ou de ração)
9h - Abertura para visitação
9h às 18h - Seminário de Responsabilidade Técnica - Módulo Avançado em Produção de Ovos
9h - Palestra: Ética na Responsabilidade Técnica - Méd. Vet. Air Fagundes dos Santos (CRMV-RS)
09h45 - Intervalo
10h - Palestra: O responsável técnico na produção de ovos - implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) - Méd. Vet. Andrea Troller (UFRGS)
11h - Intervalo para o almoço
12h às 14h - Reunião Almoço com Sr. José Fogaça – Ex-Prefeito de Porto Alegre
13h30 - Palestra: O papel do Responsável Técnico no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) - Méd. Vet. Tais Barnasque - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
14h15 - Palestra: A importância do Responsável Técnico na profissionalização das ações de Defesa da Saúde e Produção Animal no Agronegócio Avicultura - Méd. Vet. Flávio Chassot (Seapa/RS)
15h – Palestra: Responsabilidade Técnica na Avicultura Comercial - Méd. Vet. Mauro Gregory Ferreira (CRMV-RS)
16h - Encerramento e entrega de certificados

Gostou? Compartilhe