Conceitos de biodiversidade, cooperação, sustentabilidade e economia solidária serão trabalhados em todas as escolas públicas de Passo Fundo através de uma parceria entre Fresol, Secretaria Municipal de Educação e 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Uma cartilha foi elaborada para servir de apoio aos professores de 4ª a 8ª série. Conforme a professora Sandra Mariza Tumelero, colaboradora na elaboração do material, a cartilha traz questões para os estudantes resolverem e histórias do menino Pedrinho, personagem principal, que se preocupa com o meio ambiente. “Em uma linguagem específica para a idade dos estudantes a cartilha vai permitir compreender melhor as questões a respeito do consumo consciente”, comenta Sandra.
A 10ª Fresol, que acontece nos dias 12 e 13 de junho no Ginásio do Colégio Fagundes dos Reis, é um espaço diferenciado de comercialização, divulgação e articulação dos grupos que trabalham a partir da economia solidária, ou seja, onde existem os princípios da autogestão, da sustentabilidade do planeta, da cooperação, da solidariedade e a diversidade social e cultural.
Neste ano a feira promete ser especial já que é a edição que comemora 10 anos do trabalho de empreendedores e entidades que acreditam na economia solidária. Serão realizadas exposição e comercialização de produtos de agroindústrias da agricultura familiar, artesanatos, alimentos ecológicos, panificados, massas, doces e confecções. Além da oportunidade de adquirir produtos diretamente dos grupos empreendedores a comunidade ainda vai poder conferir apresentações artísticas, oficinas temáticas e debates. Tudo será de graça e os interessados em participar das oficinas só precisam fazer a inscrição através do endereço eletrônico fresolpassofundo.blogspot.com . Outras escolas interessadas em trabalhar com a cartilha da Fresol podem entrar em contato com a Cáritas Diocesana pelo telefone 3045-1262.
Fresol em sala de aula
· 1 min de leitura