Os cuidadores precisam de cuidados

O Seminário ?EURoeQuem cuida dos cuidadores de crianças e adolescentes??EUR? fará um diagnóstico das principais dificuldades dos profissionais que lidam com este público e dos exemplos que estão dando certo para poder capacitá-los. O evento é inédito

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ ON

A idéia de fazer um seminário voltado para aqueles que trabalham com crianças e adolescentes surgiu de uma demanda: cada vez mais, profissionais que trabalham com estes grupos adoecem devido às exigências físicas e psicológicas que a profissão requer. O Seminário “Quem cuida dos cuidadores de crianças e adolescentes” será realizado no dia 31 de maio, no Teatro do Sesc, em Passo Fundo e tem como objetivo descobrir formas criativas de cuidar deste público para que eles sejam adultos socialmente respeitáveis. O evento integra uma das atividades do Fórum Permanente por uma Cultura pela Paz.
O Seminário vai contar com uma conferência, painel e mesas de ouvidoria. Os palestrantes debaterão o significado de ser criança e determinantes do comportamento humano na infância e adolescência, no adulto, na rede social e na família. As mesas de ouvidoria e o cadastro de voluntários para atuar nas entidades que tenham crianças e adolescentes são os diferenciais do evento.

O cientista político, Mauro Gaglietti informou que os professores da rede estadual são os que mais possuem licença saúde. “As pessoas que cuidam de crianças e adolescentes tem uma exigência muito grande física e psicológica”, explicou Gaglietti.
A conselheira tutelar, Jussara Gazzola contou que o papel da família será um dos principais temas do evento, já que, em muitos casos, ela transfere a sua função para a escola desempenhar. A promotora da Infância e da Juventude, Ana Cristina Ferrareze Cirne, explicou que nos dias de hoje sobra muito pouco tempo dos pais para os filhos e este período mesmo sendo curto precisa ser de qualidade. O evento é inédito na cidade. “Vamos tentar construir soluções com o que temos hoje de forma positiva. Este seminário poderá desencadear projetos que serão apresentados no seminário de encerramento do Fórum Permanente de Cultura pela Paz, no dia 05 de novembro”, disse a promotora.

O seminário pretende implantar definitivamente o Programa Municipal de Valorização da Vida (Promad) em todas as escolas da cidade. O secretário da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), Adriano José da Silva falou que é essencial olhar para os cuidadores. “Eles tem uma carga emocional que muitas vezes não conseguimos dar suporte. É preciso um novo olhar para quem está cuidando”, falou Silva.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão entregues para o programa da Semcas “Guri, Guria”, que atende 125 crianças no turno inverso da escola com oficinas.
Mais de 14 entidades estão promovendo o evento, entre eles o Ministério Público, secretaria de saúde, educação e assistência social, 7ª CRE, Escola de Pais do Brasil, Imed e UPF.

Cadastro de voluntários
Um cadastro estará sendo feito no seminário para voluntários  para trabalhar junto à 2ª Promotoria de Justiça Especializada em Infância e Juventude, Associação de Voluntários e da Escola de Pais do Brasil. A delegada regional da Escola de Pais do Brasil, Sueli Gehlen Frosi destaca a importância destes voluntários. “Estaremos fazendo um cadastro para voluntários interessados em atuar em instituições que cuidam das crianças e dos adolescentes. Eles são uma espécie de sangue novo e enriquecem o trabalho dos profissionais que já trabalham nas entidades”, explica Sueli.

Mesas de ouvidoria
O evento abrangerá cinco mesas de ouvidorias para que os participantes possam tirar dúvidas e informar as dificuldades para que se possa fazer um diagnóstico e no segundo semestre proporcionar capacitações contínuas para atender as carências destes cuidadores.

Público Alvo: Cuidadores de crianças e adolescentes, adultos que atuam em instituições infantis, Pais, tios e avós, monitores de creches, Professores, vizinhos, babás, Ongs, Uampaf, profissionais da saúde, assistência social e da educação, acadêmicos e conselheiros tutelares e todos os outros envolvidos com a criança e adolescente.

Serviço:
O que: Seminário “Quem cuida dos cuidadores de crianças e adolescentes?”
Data: 31/05/2010
Local: Teatro do Sesc
Horário: 8h
Inscrições: [email protected]
Telefone para informações: (54) 3312-3070

BOX:
Programação:

8h – credenciamento
8h30 – abertura oficial
9h – Conferência: O significado de ser criança – coordenação Escola de Pais do Brasil
Dr. Cézar Augusto Detoni – Médico e Terapeuta Familiar
10h – Painel: Determinantes do comportamento humano – coordenação – promotora de justiça, Ana Cristina Ferrareze Cirne
Na Rede Social (Promad) – Dr. Jorge Luiz Carrão – Médico Psiquiatra e Mary Nair Bonatto
Na Infância e na Adolescência – Dr. Guilherme Modkovski – Médico Psiquiatra
No Adulto – Dr. Érico Hecktheuer  - Médico Psiquiatra
Na Família – Tatiane Seibel Silva – Psicóloga
12h – Intervalo- Almoço
13h30 – Mesas de Ouvidoria
Mesa amarela: Cuidadores familiares: o cuidado dos pais e avós – Laura Chaves – Psicóloga
Mesa branca: O que é ser cuidador, orientador, professor? – Mary Nair Bonatto – Professora e Rejane de Almeida
Mesa vermelha: Amor e remédio na medida – Dra. Rita Maynat Bordin – Médica Psiquiatra
Mesa Azul: Rede de Proteção Pública: O papel dos cuidadores –Adriano José da Silva – secretário da Semcas
Mesa verde: Como posso participar de ações junto aos cuidadores de crianças e adolescentes? – Ligia Mazzoleni – Associação de Voluntários de Passo Fundo

Gostou? Compartilhe