Glenda Mendes/ON
Os gaúchos devem se preparar para um começo de inverno com temperaturas abaixo do padrão, tal como vem acontecendo no mês de maio. Em média, as temperaturas estão 1,5 grau abaixo da média para o período, tendência que deve permanecer, pelo menos, nos próximos dois meses. Entretanto, as precipitações devem ficar abaixo do padrão para os invernos do Rio Grande do Sul, que este ano começa oficialmente no dia 21 de junho às 8h28. O prognóstico foi disponibilizado ontem pelo 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional (Inmet), com sede em Porto Alegre.
De acordo com Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo, as anomalias climáticas mudam um pouco nas próximas semanas. "Com enfraquecimento das anomalias positivas do Pacífico Equatorial Central e a possível expansão da área de anomalias negativas no Pacífico Leste, para os próximos meses espera-se redução no padrão de chuvas no estado", destaca. Segundo ele, a análise detalhada desses modelos permite esta indicação, com um início de inverno também com temperaturas mais baixas. "Para o mês de junho, a tendência mostra precipitação um pouco abaixo do padrão, principalmente na metade sul do estado. Para a nossa região, pode ficar normal ou acima do normal", salienta Sampaio. O observador indica ainda que os modelos apontam para precipitação abaixo do padrão em todas as regiões no mês de julho. Já em agosto, a tendência é de chuvas dentro do padrão em todo estado.
Temperaturas
No que se refere às temperaturas, a previsão é de grandes variações. "Em maio, por exemplo, as temperaturas máximas estão 1,5 grau abaixo da média. Para o mês de junho, os valores da temperatura mínima tendem a ficar um pouco abaixo do padrão climatológico, especialmente na metade sul, onde vai ser um pouco mais frio, bem como na região oeste. Para nós, ficam dentro do padrão", afirma o observador.
Em julho, a expectativa é que na região Norte as temperaturas devem permanecer tais como as médias históricas. O mesmo não será sentido pela população gaúcha do oeste do estado, em que os modelos apontam para temperaturas abaixo do padrão. "Em agosto, a tendência é de predomínio de temperaturas dentro do padrão em todo o estado. As temperaturas máximas tendem a apresentar variações semelhantes às mínimas. Para o mês de junho, os modelos indicam temperaturas um pouco abaixo do padrão, ou seja, não vamos ter temperaturas muito elevadas. Para o mês de julho, a tendência é predominar temperaturas bem abaixo do padrão climatológico em todo estado. Para o mês de agosto a previsão é de temperaturas máximas um pouco acima do padrão no norte e dentro dos padrões nas demais regiões", explica Sampaio. Contudo, segundo ele, as temperaturas ficarão próximas às normais do padrão climatológico, com possibilidade de incursões de massas de ar frio mais intensas ao longo do trimestre. "Estes fenômenos, contudo, já vão começar a aparecer a partir de segunda-feira (31), quando teremos bastante frio", prevê Sampaio.
Frio chega ainda em maio
Ainda ontem, o clima começou a mostrar como será o inverno: queda na temperatura e diminuição da nebulosidade. "Na terça-feira (25), a entrada de uma massa de ar seco e frio na região fez com que se afastasse a área de nebulosidade. A alta umidade relativa dos últimos dias e semanas, que vinha predominando em nossa região trouxe algumas mudanças", comenta. De acordo com ele, choveu 114 milímetros até esta data, o que representa 87% da média do mês, que é de 131,3 milímetros. Além disso, ao longo do dia, as temperaturas entraram em ligeiro declínio, variando entre os 10ºC e 21ºC.
Para hoje, quarta-feira (26), a mesma massa de ar seco provoca ainda mais queda na temperatura, "mas deixa o tempo firme, com sol e sem chuva", observa Sampaio. A previsão é de temperaturas entre os 11ºC e 20ºC. Na quinta-feira (27), o clima muda um pouco. "Teremos um céu parcialmente nublado a nublado, podendo chover fraco ao longo do dia. A mínima deve ficar em 11ºC e máxima em 20ºC. Devido à nebulosidade, existe a possibilidade de chover fraco na quinta-feira", salienta.
Já na sexta-feira (28), o tempo volta a ficar bom, com previsão de dia claro a parcialmente nublado. "Não chove, mas a temperatura se mantém estável, com mínima em 12ºC e máxima em 22ºC", completa. No sábado (29), novas áreas de instabilidade que entram pelo sul e oeste do estado e "já podem chegar à tarde em nossa região, ocasionando chuva fraca a qualquer hora do dia. Pode chover fraco a partir da tarde ou à noite", projeta Sampaio. As temperaturas devem ficar entre os 13ºC e os 22ºC. O domingo (30) também será de instabilidade que, associada às nuvens carregadas, pode ocasionar chuva a qualquer hora do dia. "Domingo será instável, com chuva, com períodos de melhoria e com a temperatura em ligeiro declínio à noite", informa Sampaio. Os termômetros devem ficar entre os 12ºC e os 15ºC.
No último dia do mês de maio, a segunda-feira, 31, pode chegar a primeira massa de ar de origem polar em nossa região, em que as temperaturas mínimas podem ficar entre 2ºC e 4ºC, com a máxima não passando dos 12ºC, "com indicativo da primeira geada na região na terça-feira (1º), quando os termômetros podem marcar mínimas ainda mais baixas", comenta Sampaio.