Daniela Wiethölter/ON
Boas notícias para os aprovados nos dois últimos concursos da Prefeitura de Passo Fundo. O concurso de 2008, cuja validade era até o dia 27 de maio, foi prorrogado nesta quarta-feira (26) pelo Prefeito Airton Dipp por mais dois anos. As vagas são para as secretarias de mobilidade urbana e obras, nos cargos de operário, operador de máquinas rodoviárias, calceteiro e armador de ferro.
Nos últimos dois anos a Prefeitura já convocou 92 servidores aprovados neste concurso. Segundo a Coordenadora de Recursos Humanos, Maria Bernardete de Matos, foram contratados 82 operários, seis operadores de máquinas rodoviárias, três calceteiros e um armador de ferro. Com a prorrogação, o município poderá convocar novos servidores. Porém, conforme o secretário de administração, Paulo Magro, a contratação depende do orçamento das secretarias de obras e mobilidade urbana. “Se o município adquirir novas máquinas, por exemplo, é possível que seja necessário contratar mais operadores de máquina”, disse Magro.
Concurso 2009
Já os aprovados no concurso realizado no ano passado para mais de 70 cargos em diversos setores da Prefeitura também têm boas perspectivas. Até o momento foram contratados mais de 100 aprovados, entre engenheiro elétrico, civil, professores de ensino fundamental, secretários de escola e assistentes de educação infantil. Nestes cargos, segundo o secretário, não haverá mais contratações em 2010, mas para o restante das funções existe a possibilidade, dependendo do orçamento de cada secretaria.
No último mês as secretarias encaminharam uma relação das necessidades mais urgentes ao Prefeito. A Secretaria de Planejamento já fez a análise das demandas e o custo operacional para cada secretaria e o prefeito já selecionou os cargos mais urgentes. “Agora precisamos analisar detalhadamente se cada secretaria tem capacidade orçamentária para pagar os custos mensais e anuais relativo a cada cargo, caso contrário seremos cobrados pelo Tribunal de Contas”, disse Magro.
Nesta semana, as secretarias estão apresentando a previsão orçamentária para cobrir estes custos ainda em 2010. “O cadastro é de reserva, não temos obrigação de chamar. Faremos somente dentro das necessidades e somente se a secretaria tiver orçamento para pagar os salários e encargos de cada novo funcionário”, esclareceu. Após o prefeito decide as vagas que possivelmente terão reforços a partir do segundo semestre do ano. Segundo o secretário, ainda não é possível dizer quantos servidores serão convocados, mas a Guarda Municipal está dentro das prioridades do executivo.
Até o momento foram contratados um engenheiro elétrico, um engenheiro civil, 48 professores de ensino fundamental, 17 secretários de escola e 35 assistentes de educação infantil. Também foi convocado mais engenheiro civil, mas a contratação ainda não foi formalizada.