Senado começa a analisar empréstimo do BID

Senadores Paulo Paim (PT/RS), Pedro Simon (PMDB/RS) e Sérgio Zambiasi (PTB/RS) apóiam empréstimo do BID solicitado pela Prefeitura

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Nesta terça-feira (25), o projeto de empréstimo do município com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou a tramitação no Senado Federal. O financiamento, de mais de R$ 9 milhões, foi autorizado pela Presidência da República na semana passada, mas ainda depende da aprovação dos senadores.
Antes de ser apreciado no plenário, o projeto do executivo municipal será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo Senador Garibaldi Alves (PMDB/RN). O Senador gaúcho pelo PMDB, Pedro Simon, é o único senador da bancada gaúcha integrante dessa Comissão. Segundo Simon, a bancada gaúcha no Senado não está medindo esforços para aprovar o projeto do empréstimo do BID solicitado pela Prefeitura de Passo Fundo. “Vamos acompanhar a tramitação do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos e insistir, junto aos demais senadores, para que aprovem esse importante empréstimo ao município de Passo Fundo”, disse o senador.
Se o parecer for positivo e se não tiver nenhuma emenda, a Comissão transforma a solicitação em um Projeto de Resolução (PRS). No mesmo dia, o empréstimo entra na pauta de votação e passa pela apreciação dos senadores. Para ser aprovado é necessária maioria absoluta, ou seja, pelo menos 41 senadores votantes a favor.
O senador petista, Paulo Paim, ressaltou que é favorável a aprovação do empréstimo ao município, assim como ocorreu com os pedidos de financiamento de outros municípios gaúchos, como Bagé, Pelotas e Canoas. Segundo Paim, é possível agilizar os procedimentos para uma rápida tramitação e aprovação da matéria. Já o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) disse que a bancada gaúcha está atenta para que o exame da matéria tenha agilidade.
A partir da aprovação do Projeto de Resolução, o Presidente do Senado promulga a decisão e publica no Diário do Senado Federal e no Diário Oficial da União. A última etapa é o ato oficial da assinatura do contrato, que acontece com o Presidente da República, a direção do BID e o Prefeito Municipal de Passo Fundo.

Paulo Paim (PT/RS)

“Este financiamento se refletirá em importantes investimentos para o município com benefícios para toda a comunidade passo-fundense, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do município”.

Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
“Vamos trabalhar com celeridade para que a comunidade possa receber os benefícios destinados aos projetos ligados as áreas de transporte e mobilidade urbana, desenvolvimento econômico local  e inclusão social".

Pedro Simon (PMDB/RS)

“Vamos trabalhar em defesa destes recursos que serão aplicados em obras para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e estimular o desenvolvimento e a geração de empregos.”

Gostou? Compartilhe