Redação ON
Depois de duas notificações do Daer (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem), o consórcio de empresas responsável pelas obras de restauração da ERS-324 ampliou a sinalização e retomou os trabalhos de substituição da camada asfáltica no trecho denominado perimetral sul, que compreende 10 quilômetros entre o trevo do Ricci e o Ginásio Teixeirinha. As obras no trecho foram retomadas na semana passada, depois de um período de mais de 20 dias paralisadas em função das condições climáticas desfavoráveis. Até ontem, a frente de trabalho, que reunia diversos homens e máquinas, estava bem próxima a entrada da Vila Jardim, o que corresponde praticamente a metade do trajeto da perimetral.
Em abril e no início de maio, O Nacional denunciou as péssimas condições em que se encontrava o trecho, inclusive com a comprovação do Daer de que a empreiteira responsável havia cometido falhas na execução do projeto. Entre os problemas detectados, o mais grave foi a supressão da camada asfáltica danificada, no processo chamado de fresagem, sem a reposição imediata do trecho modificado. Como a empresa abriu o asfalto por vários quilômetros, mas não teve tempo de fazer a reposição com o novo asfalto antes da chuva, a ação da água e dos ventos provocou o aparecimento de centenas de buracos, alguns com mais de 15 cm de profundidade, o que deixou a via praticamente intransitável por alguns dias. O problema começou a ser sanado na semana passada, e se estende enquanto o tempo permanecer bom.
A segunda notificação do Daer dizia respeito a pouca sinalização vertical usada pela empresa para avisar que a rodovia estava em obras. Ontem, na blitz feita pela reportagem, ficou comprovado que tanto a quantidade de placas quanto o número de homens alertando o fluxo de veículos na pista foi ampliado. “Vamos continuar fiscalizando as obras para comprovar que a empresa está cumprindo com aquilo que foi acordado no contrato”, disse o engenheiro Fabiano de Oliveira Pereira, responsável pelo 6º distrito operacional do Daer. Segundo ele, ainda serão necessários em torno de 15 dias de tempo bom para a conclusão do trabalho de restauração da perimetral.
Perimetral sul começa a receber melhorias
· 1 min de leitura