Redação/ON
Em Passo Fundo, a participação no Dia do Desafio foi maior em que anos anteriores, com 93.542 pessoas, cerca de 49% dos 187 mil habitantes. Mesmo assim não conseguiu vencer os mexicanos. A cidade de Cuatitlan Izcalli, do México mobilizou quase toda a população na última quarta-feira (26/05). Dos 110.345 habitantes, 98.929 participaram das atividades físicas, o que representa 89,65% da população. Os promotores do evento dizem que a competição entre cidades é uma forma de provocar as pessoas a participarem e que a partir disso, as atividades físicas se tornem um hábito na vida da população.
No ano passado, o município concorreu com a cidade Potosí, na Bolívia e venceu o Dia o Desafio, com a participação de 85 mil pessoas, cerca de 50% da população. Neste ano, foram 93 mil pessoas, cerca de 8 mil a mais que em 2009. Considerado um resultado positivo pelo coordenador do Dia do Desafio do Sesc, Eduardo Danilo Schmitz. “Devemos ficar felizes, pois o objetivo do Dia do Desafio é coletivo, é de todos nós, a nível mundial. Queremos que as pessoas no mundo inteiro tenham uma vida mais saudável e feliz”, disse Schmitz.
Foram realizados mais de 20 tipos de atividades físicas envolvendo, por exemplo, a dança, caminhadas, boxe, grafite, skate, rapel, ginástica, futsal, futebol, ciclismo e até a evacuação de uma escola. O palco maior do Dia do Desafio foi a Praça Tochetto que reuniu cerca de 5 mil pessoas até às 21h, de quarta-feira. A “invasão do comércio” feita por 100 acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física, em mais de 200 estabelecimentos comerciais agitou funcionários e clientes que também entraram no ritmo da ginástica. “Ficamos felizes com o envolvimento da comunidade e com o número de participações que vem crescendo nos diferentes públicos da cidade”, disse Schimitz.