Concurso do IBGE reuniu 1500 candidatos

Provas da região de Passo Fundo foram realizadas no domingo em seis cidades

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Candidatos em todo o país realizaram provas neste domingo (30) concorrendo a vagas temporárias de recenseador do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As provas que tinham duração de 4 horas começaram às 13 horas e traziam 50 questões objetivas com conteúdos de matemática, língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos técnicos.

Buscando descentralizar os locais das provas, Passo Fundo, Ernestina, Casca, David Canabarro, Fontoura Xavier e Soledade também realizavam o processo seletivo que reuniu cerca de 1.500 candidatos na região.

Em Passo fundo as provas foram realizadas no colégio Fagundes do Reis que recebeu 290 candidatos e teve 28% de abstenção, a escola Cecy Leite Costa esperava 480 candidatos e teve 30% de abstenção. O gabarito da prova será divulgado na terça-feira (1º) no site da Fundação Cesgranrio (WWW.cesgranrio.org.br)

Os candidatos selecionados nas provas objetivas passam por uma segunda seleção eliminatória, de onde saem os novos recenseadores do IBGE, das vagas disponíveis  12 mil  são destinadas para o estado do Rio Grande do Sul, que passam por um treinamento que dura em torno de uma semana. “Os candidatos aprovados são chamados no dia 1º de julho, passam por um treinamento e começam a trabalhar a partir do dia 1º de agosto”, explicou Jorge Bilhar, chefe da Agência do IBGE em Passo Fundo.

A remuneração prevista para os novos recenseadores varia de R$ 800,00 até R$ 1,6 mil dependendo da produção de cada profissional e das localidades que visitam.

Gostou? Compartilhe