Daniela Wiethölter/ON
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal acaba de aprovar, por unanimidade, o empréstimo de mais de US$ 9 milhões ao município de Passo Fundo. Ao ler o seu parecer favorável ao empréstimo, o senador Osmar Dias (PDT-PR) destacou que atendia a pedido do senador Pedro Simon. O presidente da CAE, senador Garilbadi Alves (PMDB-RN) disse que a aprovação foi favorável pois as contas da prefeitura eram perfeitas e admitiam a dívida. Osmar Dias afirmou que o empréstimo representaria cerca de 1% do orçamento, enquanto que a resolução do Senado sobre o assunto aceitava até 11%.
Agora o empréstimo se transforma em Projeto de Resolução (PRS) e vai ao plenário para votação dos senadores. A apreciação pode ocorrer ainda hoje, pois os senadores gaúchos solicitaram regime de urgência para a votação. Para ser aprovado é necessária maioria absoluta, ou seja, pelo menos 41 senadores votantes a favor.
Empréstimo
O município usará esse novo financiamento do BID para construir estradas e vias de acesso e modernizar o sistema de sinalização viária. Além disso, financiará atividades de desenvolvimento econômico, focalizando especialmente na atração de investimentos para o setor de logística e distribuição. O empréstimo também vai para melhorar o sistema de transporte e as condições urbanas em sua periferia e promover atividades econômicas locais. Os recursos de contrapartida da Prefeitura para esse novo empréstimo do BID totalizam US$ 9,8 milhões.