Escola ainda está no escuro

Alunos da Escola Estadual Monte Castelo convivem com salas de aula com poucas lâmpadas funcionando desde o início do ano letivo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Dias nublados e de chuva continuam sendo de salas de aulas escuras na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Castelo. A falta de lâmpadas funcionando prejudica a visão dos alunos, que precisam se esforçar para enxergar o que a professora escreve no quadro. O problema atinge todas as nove salas de aula da escola, mas é ainda pior em seis delas, onde apenas um ou duas lâmpadas funcionam.

A situação já foi motivo de registro por ON, eu no início do ano letivo relatou a situação. Porém, até agora nada se modificou na situação, segundo a vice-diretora, Elenice Bertuzzi. “A situação continua na mesma. Sabemos que foi feita a licitação e estamos na promessa de resolver o problema, mas até agora não tivemos nada de concreto”, destaca a professora.
O problema começou ainda em junho do ano passado. A escola, que atende mais de 300 alunos do primeiro ano até a oitava série, vem desde então cobrando uma solução. Conforme Elenice, a escola recebeu a notícia de que a licitação saiu em 10 de maio. Com isso, seriam 15 dias de prazo para o início dos trabalhos. O prazo já passou, mas as obras ainda não começaram. Além das salas de aula, os diversos setores da escola também estão prejudicados com o problema.

No caso dos alunos, tanto no início da manhã quanto no final da tarde, fica praticamente impossível enxergar o quadro. “Agora que estamos quase no inverno, fica muito escuro no início da manhã. E mesmo antes, quando são dias de chuva ou nublados, os alunos não conseguem ver o que está no quadro. O mesmo acontece depois das 4 horas da tarde”, comenta Elenice.

A direção chegou a dispensar os alunos mais cedo em alguns dias, mas como os familiares não conseguiram buscá-los, acabaram voltando atrás e ficando com os alunos durante todo o horário. “A gente tem promessas, mas de concreto sabemos apenas que já saiu a licitação e que uma empresa ganhou. Pelo que sabemos, já deveriam ter começado a arrumar”, desabafa.

Segundo o coordenador regional de educação, Heliomar de Lara, a escola deverá passar por uma reforma em toda rede elétrica e não apenas pela recolocação de lâmpadas. “A licitação já foi feita, mas faltou um documento no processo e tivemos que reencaminha-lo para Porto Alegre, mas entre hoje (terça-feira, 1º) e sexta-feira (4), deverá chegar a resposta por malote. O mais tardar na semana que vem a obra deve ser iniciada na escola Monte Castelo”, ressalta o coordenador.
De acordo com ele, todos os encaminhamentos necessários já foram feitos o problema será resolvido em breve. “Existe até mesmo o risco de causar fogo, mas tudo será resolvido logo. A obra na Monte Castelo é a nossa principal prioridade”, revela Lara.

Gostou? Compartilhe