O auditório do Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve lotado no último sábado, 29 de maio, para a quarta edição da Competição de Pontes de Espaguete do Curso de Engenharia Civil. O público acompanhou com satisfação a apresentação das equipes e a nova quebra do recorde. A grande vencedora do dia, ponte da Equipe Engenheiros da Barilla, detentora do recorde anterior, suportou uma carga de 187,3 quilos. A segunda colocação ficou com a equipe Aponteose II (ponte suportou 164,3 quilos); a terceira colocação com a Scuderia Bolognesa (134,3 quilos); e o prêmio Inovação foi obtido pela equipe Ponte Comestível, que apresentou uma ponte com os elementos comprimidos com seção em cruz.
O objetivo da competição consistia basicamente na construção de uma ponte composta de espaguete e cola capaz de suportar o maior peso possível. A estrutura não poderia pesar mais de 750 gramas e deveria vencer um vão livre de um metro. A competição também teve a finalidade acadêmica, por propiciar que os alunos do curso de Engenharia Civil apliquem, com a construção das pontes, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da área de estruturas. Cada equipe era composta por dois a quatro estudantes e a atividade contou na avaliação de disciplinas que ocorrem no semestre.
Cada ponte inscrita na competição foi julgada segundo os quesitos de resistência (maior carga de colapso); eficiência (maior relação resistência/peso); e inovação. Ao todo, se inscreveram 61 equipes, sendo que destas, 51 entregaram suas pontes, 48 delas puderam ser ensaiadas e 28 concorreram ao prêmio máximo, por terem cumprido com todos os requisitos estipulados no regulamento. O recorde anterior alcançado por uma ponte era de 151,3 quilos.
De acordo com o coordenador da competição, professor Moacir Kripka, os objetivos do evento foram plenamente alcançados. “Os alunos se superaram mais uma vez e levaram a sério a competição”, enfatizou, agradecendo aos patrocinadores, que viabilizaram os prêmios aos vencedores. Patrocinaram o evento o Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia e Arquitetura; Metasa; Nova JVA – Soluções diferenciadas em estruturas metálicas; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo; Micromix Informática e Livraria Nobel. Além dos prêmios aos vencedores, troféu, medalhas e vale-livro, dezenas de kits foram sorteados entre os participantes. O evento arrecadou, ainda mais de cem quilos de massa, resultantes das doações de alunos. O alimento será doado, nos próximos dias, para uma instituição assistencial de Passo Fundo.