Pesquisa avalia uso de resíduos como alimento para cães e gatos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O acadêmico participante do Programa de Pesquisa do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo, Elisandro Seben Bordignon, orientado pelo professor Dr. João Santin e colaboradores, está desenvolvendo pesquisa na área de reaproveitamento de resíduos industriais, tendo como base o resíduo orgânico gerado na etapa extrativa da produção do anticoagulante heparina.

A indústria que produz a heparina como produto principal está localizada em Passo Fundo e até esse momento o resíduo recebe tratamento e destinação fluvial. Os resultados das análises físico-químicas para caracterização do resíduo revelaram elevado teor de proteínas e de lipídios, assim como ausência de toxicidade. Desse modo, deu-se o início a formulações de rações complementadas com a adição de componentes fundamentais como fibras, cálcio, fósforo e outros nutrientes, até definir a melhor formulação, que então foi analisada visando seu enquadramento nos parâmetros determinados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). O material possibilita a formulação de rações para cães e gatos.

O próximo passo é a realização do teste de aceitação da ração pelos animais. Caso os resultados forem satisfatórios a pesquisa trará muitos benefícios para a indústria e ao meio ambiente, tendo em vista que ao invés de um resíduo a empresa terá uma nova matéria-prima que será empregada para um novo produto nobre, que além de agregar valor ao processo industrial reduzirá a carga de resíduos.

Gostou? Compartilhe