Redação ON
Tradicionalmente, a Campanha da Fraternidade arrecada doações durante o período da Quaresma para entidades parceiras da Igreja Católica. Neste ano, as doações foram destinadas ao projeto Reciclando para a Vida, desenvolvido pela Amav (Associação das Mulheres Amigas da Vila), localizada na Vila Donária, Grande Santa Marta. Os recursos foram entregues nessa quarta-feira (2) pelo bispo da diocese e presidente do conselho do FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade), Dom Ercílio Simon. "Esses recursos são essenciais para incentivar grupos como esse. É preciso valorizar essas iniciativas, uma vez que transformam a vida dessas mulheres", disse. O FDS, criado na diocese de Passo Fundo no ano 2000, é formado pela Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. O fundo já apoiou até hoje 120 projetos, beneficiando milhares de pessoas e famílias em toda a diocese.
Amav
A entidade foi escolhida para representar a campanha de 2010, que tem como tema a promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo a paz. A associação reúne mulheres que produzem almofadas, colchas, bolsas e outros subprodutos com material reciclado, como agendas, blocos, cartões, caixas e lembranças para casamentos e aniversários.
A associação está formada desde 2005, mas apenas este ano formalizou suas atividades. Atualmente, a Amav conta com dez mulheres trabalhando três vezes por semana com artesanato de papel reciclado e costura.
A coordenadora do grupo, Maria Izabel da Silva, explica que os recursos doados, no total de R$ 4 mil, serão utilizados na aquisição de uma máquina de costura e uma guilhotina, para facilitar os trabalhos com o papel reciclado. "Ainda precisamos de um lugar mais adequado de trabalho. Já tentamos várias vezes com o poder público, mas ainda não conseguimos. Mas vamos continuar lutando por um espaço mais digno para a Amav. Se tudo der certo, nós vamos conseguir até desenvolver novas atividades e aprimorar o que já fazemos."
A Associação recebe doações de materiais recicláveis na rua Ludovico Schneider, 459 - Vila Donária. O recurso que beneficiou a Amav é apenas uma parte do valor total do fundo. O FDS aprova cerca de dez projetos por ano e assim outras entidades também serão beneficiadas.
Campanha da Fraternidade entrega recursos
· 1 min de leitura