Frio, Dia dos Namorados, Copa... tempo bom para o comércio

Vendas no comércio da cidade estão aquecidas com a chegada da nova estação e das datas comemorativas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Texto e foto: Glenda Mendes/ON

As temperaturas estão mais baixas e o frio deve permanecer ao longo da semana. Mas a previsão para o comércio é de dias quentes. A combinação de fatores: frio, Copa e Dia dos Namorados está aquecendo as vendas de todos os setores, que vão dos calçados e confecções aos eletroeletrônicos. Até o final da semana, que culmina com o Dia dos Namorados, no sábado, 12 de junho, os lojistas devem comemorar as boas vendas. E, para incentivar ainda mais os consumidores, foi lançada uma campanha que vai sortear um jantar para os clientes de cerca de 100 lojas participantes na cidade.

“Sem dúvida a nova estação, que está em todas as lojas, está promovendo uma grande demanda em calçados e confecções. Junto a isso, a diversidade de opções de presentes para o Dia dos Namorados, e o início da Copa do Mundo devem nos dar um incremento de 6% nas vendas”, projeta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Roberto Estivalet. Já no ano passado, em que não houve esta combinação de datas, o Dia dos Namorados foi responsável por um crescimento de 5% nas vendas. Tudo indica que este ano seja ainda melhor, principalmente pela previsão de uma semana sem chuvas, que vai levar muitos consumidores às ruas.

Para o presidente da entidade, um dos grandes trunfos do comércio de Passo Fundo é a diversidade de produtos e de preços. “Esta variedade permite que se presenteie com qualquer valor. A diversidade de produtos acaba sendo um motivo para todo mundo presentear”, salienta Estivalet. Além disso, os lojistas estão contando com um clima favorável e uma campanha que deve atrair muitos casais. “Este ano a CDL fez uma coisa diferente: os nossos lojistas estão sorteando um jantar por loja no dia dos namorados, será um jantar especial por casal, que será realizado no dia 18 de junho no Clube Comercial”, conta. A estratégia, segundo Estivalet, é que os consumidores tenham a chance de ser presenteados pela loja que mais gostam de fazer compras.

Vem aí a Copa do Mundo
Se não bastassem os dias secos, mas frios, e o Dia dos Namorados chegando, a proximidade dos primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo são o terceiro ponto a favor do comércio. “As lojas estão sendo decoradas com as cores do Brasil e até mesmo alguns lançamentos devem chamar a atenção do consumidor, como os 20 modelos de chinelos que a Havaianas lançou, homenageando as maiores seleções. Estes produtos já estão disponíveis com nossos lojistas”, afirma Estivalet.
O presidente da CDL lembra ainda que o setor de eletroeletrônicos também é bastante favorecido com o campeonato, pois sempre vê crescer a venda de televisores. “Existe ainda uma movimentação maior no mercado de esportes, que deve ter as vendas incrementadas com a data”, ressalta.

Presente para aquecer do frio
Jaquetas e botas estão entre os mais vendidos em grande parte das lojas como opções de presente para o Dia dos Namorados. Na loja Open, por exemplo, estes produtos estão no topo da lista dos mais procurados. São os namorados e as namoradas procurando presentes que são também úteis no dia-a-dia.
De outro lado, a data é lembrada para reafirmar ou firmar compromissos entre os casais. E é este o motivo do aumento na procura por alianças de noivado e compromisso. Na Provin Jóias, por exemplo, alianças de ouro 10, ouro 18 e prata estão sendo bastante procuradas pelos namorados que querem demonstrar para as namoradas a importância do compromisso no relacionamento.

Jantar do Dia dos Namorados
Cerca de 100 lojistas estão sorteando um jantar para seus clientes. A campanha é uma promoção da CDL e vai oferecer a cada casal sorteado uma comemoração especial, que será realizada no dia 18 de junho, no Clube Comercial. Para concorrer, basta procurar uma das lojas participantes.

Gostou? Compartilhe