Semana será de tempo seco

Dias secos e temperaturas agradáveis à tarde marcarão a semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Texto e foto: Glenda Mendes/ON

A chuva deve ficar longe da região Norte do estado, pelo menos até a sexta-feira, quando então está previsto um aumento da nebulosidade. Antes disso, a previsão indica manhãs geladas, tardes agradáveis e muito sol, que chegam depois da temperatura mais baixa do ano, vivida no final de semana.

Foi esta, justamente, a marca do último domingo, 6 de junho, madrugada gelada, com termômetros parando nos 3,5ºC. Até agora, esta foi a temperatura mais baixa no ano, contrastando com o dia 3 de junho, quinta-feira, quando foi registrada a temperatura mais alta desde que a primeira massa de ar polar chegou na região: 20ºC.

Segundo Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo, a baixa temperatura de domingo foi a responsável pela formação de geada fraca. “A temperatura mais baixa do ano ocorreu ontem (domingo): 3,5ºC, com formação de geada fraca. Hoje (segunda-feira) tivemos a temperatura mais baixa em 5,7ºC”, comenta o observador. Entretanto, desde o início do mês, as temperaturas máximas, conforme Sampaio, estão cerca de 1,5ºC abaixo da média histórica.

De acordo com ele, a tendência é de uma semana com termômetros entre os 6ºC e 17ºC, com ligeiro declínio a partir de quarta-feira (9). “Essa massa de ar seca e fria, de origem polar, vai predominar em nossa região até, pelo menos, quinta-feira, mantendo as temperaturas baixas pela manhã, mas mais agradáveis à tarde, devido ao aparecimento do sol”, argumenta Sampaio. De outro lado, previsão de chuva está fora do prognóstico da semana. Entretanto, na sexta-feira (11), o aumento da nebulosidade poderá indicar chuva nos dias que seguem. Esta configuração de clima permite alguns contrastes nas ruas. Com o frio chegando pela manhã e as tarde mais quentes, é comum encontrar pessoas agasalhadas ou ainda em clima de calor, como se pode ver na foto.

Chuvas em junho
Até ontem, dia 7 de junho, as chuvas do mês atingiram a quantidade de 15,2 milímetros, que representam 12% da média do mês de 129,4 milímetros.

O inverno
A estação mais fria do ano deve ter precipitações abaixo do padrão para os invernos do Rio Grande do Sul, que este ano começa oficialmente no dia 21 de junho às 8h28. “Para os próximos meses espera-se redução no padrão de chuvas no estado”, destaca Sampaio. Segundo ele, a análise detalhada dos modelos meteorológicos permite esta indicação, com um início de inverno também com temperaturas mais baixas. O observador indica ainda que os modelos apontam para precipitação abaixo do padrão em todas as regiões no mês de julho. Já em agosto, a tendência é de chuvas dentro do padrão em todo estado.

Previsão
* Terça-feira – 8 de junho
Dia seco, começando claro e podendo ficar parcialmente nublado. Temperaturas entre os 6ºC e os 17ºC.

* Quarta-feira – 9 de junho
Dia seco, começando claro e podendo ficar parcialmente nublado. Os termômetros ficam entre os 6ºC e os 17ºC, mas em ligeiro declínio.

* Quinta-feira – 10 de junho
Dia começa claro e seco, chegando a parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 5ºC e 16ºC.

* Sexta-feira – 11 junho
Aumento da nebulosidade ao longo do dia. Termômetros marcando entre 4ºC e 16ºC.

Gostou? Compartilhe