Escrever no papel palavras que só seriam lidas, por quem as havia inspirado, dias, ou até meses depois, após uma visita do carteiro, já tem impressão de nostalgia. Definitivamente, em tempos de correio eletrônico e troca de mensagens em tempo real, postar uma carta e remetê-la via correio é uma experiência que muitos podem nem chegar a experimentar. Aliando os ensinamentos de sala de aula com esta prática, na última terça-feira (2), estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame realizaram uma visita guiada por uma das agências de correios da cidade.
Às vésperas das comemorações dos 87 anos do Colégio Notre Dame Passo Fundo, na disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes estudaram as diferentes formas de traduzir em palavras os seus pensamentos, através dos diferentes textos. A “Carta” foi um deles. E, com o estudo de sua estrutura textual, surgiu o desafio: escrever uma carta endereçada à diretora do Colégio, Ir. Elci Favaretto, em homenagem aos 87 anos de instituição comemorados nesta segunda-feira, 07 de maio.
Escritas pelos estudantes e familiares, guardadas em envelopes coloridos e até desenhados, elas foram levadas até a agência central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Passo Fundo. Lá, elas receberam o selo e seguiram seu caminho até o destino final. Na agência, os estudantes foram guiados por funcionários dos correios em uma visita que, além de dar mais instruções sobre o envio de cartas, mostrou o funcionamento da empresa.
Na sexta-feira, 4, o carteiro surpreendeu a Irmã Diretora com mais de 80 cartas de “Parabéns” repletas de carinho.
O Dia do sonho
Ao longo da segunda-feira, dia 7, os estudantes do Colégio Notre Dame, seguindo a tradição, receberam um sonho. A homenagem da instituição faz lembrar, desde os primórdios, os anos dedicados à educação na mais antiga escola da Rede de Educação Notre Dame no Brasil. O evento marcou também a abertura da Semana do Colégio.