Nunca é cedo para aprender a importância da preservação ambiental. Na Semana do Meio Ambiente, 86 crianças da Escola de Educação Infantil São Vicente plantaram árvores para marcar a data. O ato simbólico aconteceu na sede campestre da Associação dos Funcionários. A iniciativa contou com a participação da direção, professores da escola e integrantes da Comissão do Meio Ambiente do hospital, além de outros colaboradores.
Os pequenos não demoraram mais do que 15 minutos para plantar 50 mudas de árvores nativas e frutíferas. A dupla Maria Eduarda Petruzzo e Eduarda Cardoso Rodrigues adoraram a atividade e contaram que aprenderam a plantar em sala de aula. Elas salientaram que as árvores são muito importantes para os seres humanos e os animais.
Os alunos do pré B, Natália Russo e Nicolas Giovani Pacheco, 5 anos, disseram que quando forem à associação com seus pais, vão procurar as árvores que plantaram. “Logo as árvores irão crescer e nelas vão nascer folhas, galhos, frutas e flores”, relatam.
O auxiliar de serviços gerais da escola, Juliano da Silva Diehl, conta que marcou a muda de árvore que ajudou a plantar e que pretende acompanhar seu crescimento para mostrar ao seu filho.
Antes de ir a campo, a professora Ana Neitzke ressalta que os alunos viram o impacto do desmatamento nas florestas. “Apresentamos a diferença de florestas belas, com ar puro, repleta de animais e outra área cortada, seca e sem vida”, detalha a educadora infantil, ao salientar que as crianças pintaram árvores e fizeram murais. A importância da água também foi assunto trabalhado em sala de aula.
Em relação ao plantio de árvores, Ana destacou que se cada um fizer sua parte e plantar uma muda de árvore, poderemos ter uma grande floresta. Para a diretora da escola, Geci Copetti, esta semente dará frutos, visto que as crianças aprenderam a cuidar da natureza e irão multiplicar seu aprendizado em casa, entre os familiares.
O plantio de árvores contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que doou as mudas, e da Coleurb que cedeu o ônibus comunitário para o transporte das crianças.
Crianças plantam árvores e aprendem sobre meio ambiente
· 1 min de leitura