Natália Fávero/ON
As roupas arrecadadas na Campanha de Agasalho 2010, que termina no próximo sábado, não ficarão estocadas na Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas). A triagem das peças será realizada a partir de segunda-feira (14/06) e a entrega dos donativos nas comunidades mais carentes da cidade iniciará na mesma semana. O Secretário da Semcas, Adriano José da Silva disse que a medida é para evitar que ocorram situações de denúncias de descarte de roupas como as que aconteceram no mês passado. Depois da campanha, a secretaria continuará fazendo as doações diretamente nos bairros.
A iniciativa de acabar com grandes estoques na secretaria é para qualificar a distribuição das roupas. Segundo o secretário da Semcas, apenas um pequeno número de peças ficará na secretaria para uma eventual emergência. “Não queremos ficar com estoques. Isto é para evitar que denúncias de descarte de roupas sejam associadas à secretaria”, disse Silva.
Para receber as doações, as pessoas terão que se cadastrar e a secretaria entregará na comunidade. A distribuição na sede da Semcas será evitada. O secretário disse que um dos problemas que está se tornando constante é a venda das roupas doadas. “Diariamente, algumas pessoas procuram a secretaria pedindo roupas, para posteriormente vender em busca de dinheiro para comprar drogas”, comentou o secretário.
30 mil roupas arrecadadas até agora
A meta da Campanha de Agasalho 2010, com o tema “Aqueça um coração e alimente uma vida”, é arrecadar 120 mil peças de roupas. A campanha encerra no próximo sábado (12/06) e até agora foram coletadas cerca de 30 mil. Um número considerado positivo pelo secretário da Semcas, em meio às denúncias que aconteceram no início da campanha e que ainda estão sendo investigadas pelo Ministério Público e por uma sindicância interna da prefeitura. “Em função de tudo que aconteceu este número é positivo. Adotaremos medidas para evitar que situações como esta atrapalhem novas campanhas”, disse Silva.
São mais de 150 postos de arrecadações espalhados pela cidade e identificados com os cartazes da campanha. As doações ainda podem ser feitas em farmácias, shoppings, supermercados, postos de saúde, escolas, hospitais e na Semcas.
No dia 12 de junho haverá uma programação de encerramento da campanha, na Praça da Mãe com diversas apresentações artísticas, a partir das 15h.
Obras do albergue deverão iniciar nesta semana
A assinatura da ordem de serviço para o início das obras de reforma e readequação do albergue municipal foi realizada no dia de ontem, pelo prefeito Airton Dipp. O albergue deverá ampliar a sua capacidade de 28 para 40 leitos. O investimento é de R$ 127 mil e o término está previsto para outubro.
O albergue receberá reparos estruturais, no forro, nas aberturas, no piso e nas instalações hidrossanitárias e elétricas, além de receber pintura nova. As alas masculinas e femininas serão separadas e os espaços serão adaptados para deficientes.
Atualmente, o albergue está funcionando provisoriamente em uma casa alugada, na Rua Silva Jardim, atrás do Hospital da Cidade, com uma capacidade reduzida para 15 leitos.