Nordestinos unidos para construir a sede da associação

Os cerca de cinco mil nordestinos que moram em Passo Fundo fundaram uma associação para representá-los na cidade. O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) de Passo Fundo foi criado nesta semana e a primeira luta é para conseguir construir a sede da e

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Os milhares de nordestinos que vivem na cidade ganharam uma associação para lutar pela sua cultura. A ideia de criar uma entidade representativa surgiu há oito anos, mas a falta de envolvimento e de informação impedia a concretização do Centro de Tradições Nordestinas (CTN). Depois de inúmeras tentativas de formar um grupo para representá-los, na tarde de domingo, uma diretoria foi eleita. Agora, os nordestinos estão seguros para construir o tão sonhado CTN. O primeiro passo da diretoria será a luta para construir a sede da associação.

A história dos mais de cinco mil nordestinos instalados nos bairros Hípica, Vera Cruz e Leão XIII foi mostrado pelo ON, no final do mês de maio. Eles começaram a chegar em Passo Fundo há 30 anos. Muitos vieram do interior do Maranhão, das cidades de Capinzal do Norte e Pedreiras. A falta de oportunidade nas cidades de origem fez com que eles viessem em busca de oportunidades. Mensalmente, o número de nordestinos na cidade aumenta. Uma das preocupações deste povo, inspirados pela cultura gaúcha, foi achar uma maneira de manter viva a tradição nordestina para as futuras gerações que já nascem em Passo Fundo.

Como vai funcionar o CTN?
A diretoria é composta por treze pessoas lideradas por um presidente. As reuniões serão realizadas mensalmente.  O primeiro encontro será realizado no dia 27 de junho, onde começarão os trabalhos para cadastrar os nordestinos que moram em Passo Fundo. Toda a comunidade nordestina está convidada a participar.

Além de cultuar a tradição, o CTN quer ensinar aos gaúchos um pouco desta cultura, que envolve festas juninas e muito folclore. O presidente da associação, Josélio da Silva, disse que o primeiro passo é construir uma sede. “Queremos um espaço para que possamos nos reunir e ensinar a nossa tradição. Pretendemos oferecer cursos de informática e de artesanato para o nosso povo e a toda sociedade”, afirmou Silva.

Para erguer a sede será necessária a colaboração de associados e também do poder público. Eles ainda não estimaram os custos da construção. O dinheiro será arrecadado através de promoções de evento na comunidade e doações. Para eles conseguirem um terreno da prefeitura é necessário o CNPJ da associação, o que levará mais de um mês.  Os interessados em colaborar ou se informar sobre a associação podem ligar para o telefone (54) 8118-9482.

Composição da diretoria do CTN:
Presidente: Josélio da Silva
Vice-Presidente: Márcio Mariano Silva
1º Tesoureiro: Reginaldo da Silva Pereira
2º Tesoureiro: Edvan da Silva Colombo
1º Secretário: José Ricardo Oliveira Freitas
Diretor de Eventos: Antonio Gilson da Silva e Silva
Diretor de Patrimônio:  Glaycianne Oliveira Freitas Silva
Conselho Fiscal:
Presidente: Celso Rodrigues da Silva
Vice-Presidente: Elisângela Silva Moraes
Secretário: Josimar Ferreira Coutinho
 1º Suplente: Mauro Mariano da Silva
2º Suplente: Edivan Lopes Araújo
3º Suplente: Francisca Martins de Oliveira

Gostou? Compartilhe