Leonardo Andreoli/ON
Tampas de garrafa, algodão, fuxico, areia colorida. Esses - e outros - foram os materiais escolhidos pelos mais de mil alunos da escola Protásio Alves para confeccionar as bandeiras dos 32 países participantes da Copa do Mundo 2010. Essa é a primeira atividade do projeto Copa na Escola 2010. Inspirados pela competição mundial, os estudantes terão até julho para completar as pesquisas. Os resultados serão apresentados a toda comunidade durante a festa junina da instituição.
Cada turma ficou com dois países, definidos por sorteio. Divididos em grupos, os alunos tiveram de decidir como e com o que confeccionar cada bandeira. A turma 202 do ensino médio ficou responsável pela bandeira de Camarões. Animados, os alunos não se contentaram em fazer a representação com materiais diferentes. Os rostos pintados e as vuvuzelas (Um dos principais símbolos do Mundial da África do Sul) expressaram a empolgação. "O projeto é interessante para conhecermos os países e a sua cultura", avalia o estudante Augusto Fazenda. Tampinhas de garrafa, papel crepom, algodão, EVA e purpurina foram utilizados.
Vagner de Oliveira e Jéssica Tavares foram os guardiões escolhidos pela turma 302 para vigiar a bandeira de Honduras. O grupo utilizou um tipo de areia colorida para fazer a representação. Já a turma 301 optou pelo uso de balas para representar a bandeira da Dinamarca.
Copa na Escola
A diretora, Ineis Piasentini, explica que a ideia surgiu em abril, mas foi a partir de maio que foi efetivada. "O nome do projeto é a Copa na Escola 2010. Essa exposição faz parte do lançamento e até julho os alunos irão realizar as pesquisas para a exposição final", destaca. Cada professor assumiu uma turma. "O objetivo é fazer uma integração de todas as disciplinas e procuramos pesquisar os mais variados itens. A Copa é uma festa de integração, confraternização e de cidadania", acredita.
Para a exposição final, cada sala de aula será ornamentada com as características de cada país. Os alunos apresentarão ainda danças, pratos típicos e vestimentas características. A interdisciplinaridade é outro destaque do projeto. As coordenadoras são as professoras Dariane Mistura, matemática, Norma Machado, história, e Ruti Lagemann, biologia.
Bola nos pés
Em Ernestina, os estudantes da escola Raimundo Corrêa, além de estudar os países participantes do Mundial, entraram no ritmo da Copa e realizaram uma competição intersérie. Mais de dez equipes dos ensinos fundamental e médio escolheram os países e entraram no campo. A vice-diretora da escola, Ingrid Erci Schwantes, explica que os jogos iniciaram na manhã de ontem e devem encerrar na próxima semana. "Eles fizeram bandeiras e se caracterizaram. Na escola também fizemos painéis", afirma. Conforme a professora, a época de Copa será utilizada para incentivar os alunos em sala de aula.