Passo Fundo conta com Centro de Parkinson

Pacientes com doença de Parkinson poderão ter atendimento multidisciplinar em um mesmo local

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

O aumento da expectativa de vida está fazendo crescer também o número de casos de pessoas com doença de Parkinson. Entretanto, como os sintomas nem sempre são visíveis apenas com a realização de exames, a doença pode passar despercebida. Nesses casos, é comum que sejam realizados tratamentos para outros problemas que não Parkinson, agravando a situação e acelerando a evolução da doença.

A partir dessas constatações é que foi criado em Passo Fundo o Centro Especializado de Tratamento do Parkinson e Distúrbios do Movimento, que funciona no SNN (Serviço de Neurologia e Neurocirurgia). Com isso, é possível que o paciente tenha um atendimento e diagnóstico multidisciplinares que incluem, além de neurologistas e neurocirurgiões, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, dentista e assistente social. O centro foi inaugurado na manhã de ontem.

Apesar da causa da doença ainda não ser totalmente conhecida, ela tem relação com a idade avançada, pois comumente aparece por volta dos 60 anos de idade, emobora possa também acometer jovens a partir dos 20 ou 30 anos. Os portadores da doença apresentam redução do neurotransmissor chamado dopamina, que é a substância química responsável pelo controle dos movimentos.

A doença de Parkinson faz parte de um grupo de doenças chamadas de distúrbios do movimento. Ela é crônica e progressiva, com sintomas permanentes e que tendem a se intensificar com o passar do tempo. Os avanços na medicina já possibilitam tratamento medicamentoso, que aumenta a quantidade de dopamina no cérebro, ou mesmo por meio de cirurgia, conhecida como marcapasso cerebral.

Gostou? Compartilhe