Uma blitz educativa realizada pela secretaria municipal do Meio Ambiente, com apoio de várias entidades, na avenida Sete de Setembro, na Gare, constatou que 30% dos veículos fiscalizados poluem o meio ambiente. A verificação foi feita nesta sexta-feira em equipamentos manuseados por alunos e professores da Faculdade Portal, engajados na prática preservacionista.
A programação fez parte da Semana Internacional do Meio Ambiente e num primeiro momento apenas constatou os índices de fumaça expelidos por veículos movidos à óleo diesel. Os motoristas receberam folders explicativos e sacolas para acondicionamento de lixo. Posteriormente vão ser feitas blitzes com multas, porque poluir o ar é infração, segundo o Código de Trânsito, revelou o secretário Clóvis Alves. Conforme Alves, o objetivo da blitz educativa foi chamar a atenção dos motoristas para a importância de manter os veículos regulados, não poluindo a atmosfera e evitando multas.
Segundo o código, no artigo 231, circular com veículo que polui é infração grave, sujeitando o motorista à multa, tendo o veículo retido.
Foram verificados 100 veículos e desses, 30 estavam fora dos padrões normais. A medição foi feita com a chamada escala Ringelman, que mede o índice de densidade de fumaça, numa escala de 1 a 5. Até 3 é considerado normal. Participaram da ação, policiais da Patrulha Ambiental da BM, Agentes Municipais de Trânsito, acadêmicos do curso de Gestão Ambiental da Portal e do Grupo Ecológico Guardiões da Vida.
Com informações Assessoria PMPF