Adolescentes que participam do projeto social Bombeiro Mirim e associações de reciclagem que compõem o projeto TransformAção, ambos apoiados pela Congregação de Nossa Senhora, vão expôr seus trabalhos na FRESOL. A 10ª edição da Feira Regional de Economia Solidária acontece neste final de semana (12 e 13 de junho) a, a partir das 8h, no Ginásio da Escola Fagundes dos Reis.
Os Bombeiros Mirins estão envolvidos na confecção de produtos artesanais para comercializar no evento. De caixas de chá e porta-jóias em madeira decorada com técnicas como a découpage à sabonetes aromatizados, os produtos foram produzidas ao longo das semanas pelos jovens de 13 a 16 anos, tendo em vista a exposição na FRESOL. As técnicas utilizadas para a sua confecção foram aprendidas em oficinas realizadas semanalmente pelo projeto. O valor arrecadado com a venda dos artesanatos será investido em benfeitorias para melhorar o atendimento aos adolescentes.
Já o TransformAção vai reunir as associações de reciclagem que o integram para exposição de suas atividades: da reciclagem do óleo culinário em biodiesel à produção de cadernos, agendas e blocos a partir de papel reciclável. Além de explicar os processos de transformação daquilo que, até então, estava no lixo, os reciclados também poderão ser adquiridos pelos visitantes. Uma das associações que compõem este projeto também está concorrendo ao Prêmio Inova Social de Economia Solidária: a AMA (Amigos do Meio Ambiente), com seu projeto de reciclagem do óleo de cozinha. A premiação acontecerá durante a abertura do evento.
A feira anual é um espaço de comercialização, divulgação e articulação dos grupos que trabalham a partir do conceito de economia solidária. Isto é, ações com fins econômicos que geram e distribuem renda, respeitando os princípios da autogestão, da sustentabilidade, da cooperação, da solidariedade e da diversidade social e cultural. No evento, além da exposição dos empreendimentos que são vendidos diretamente do produtor para o consumidor, a comunidade vai poder participar de uma mostra da biodiversidade, de oficinas temáticas e painéis e apresentações artísticas e culturais.