Texto e foto: Bruno Todero/ON
Reconhecer o esforço dos estudantes que tiveram as melhores notas no primeiro, dos três trimestres letivos de 2010. Foi com esse objetivo que o Colégio Tiradentes realizou nessa sexta-feira cerimônia de entrega do chamado Alamar de Ensino, distinção dada pela direção aos alunos que tiveram média total de notas superior a 8,5. A condecoração já é uma tradição no colégio, inaugurado no ano passado em Passo Fundo, mas com trajetória de mais de 30 anos em Porto Alegre, onde é apontado como a melhor escola pública de ensino médio.
Para o diretor da escola, major André Idalmir Savian Juliani, a condecoração é uma forma de estímulo aos alunos que mais se esforçaram ao longo de cada trimestre. "Entendemos como um estímulo positivo, um reconhecimento àqueles alunos que no primeiro trimestre que acaba de encerrar tiveram média acima de 8,5 nas 15 matérias que formam a grade curricular do Colégio Tiradentes, e nenhuma matéria com média menor do que 8", explica.
Segundo o major, o mais relevante para a direção do colégio foi ver a evolução dos alunos na comparação entre o ano passado e o início deste ano. Isso porque, em 2009, apenas uma aluna, do total de 90 estudantes, conseguiu a distinção nos três trimestres letivos. Em 2010, o total de condecorações saltou para 16, de um total de 168 alunos matriculados nas turmas do 1º e 2º ano do ensino médio. "Entendemos que o primeiro ano de funcionamento (2009) foi difícil para todos, para os professores recém-chegados, para a direção e ainda mais para os alunos. Tanto que tivemos taxa de repetência considerada alta, com percentual de 20%. É alta, mas nem tanto se comparada a outras escolas estaduais. Mas vamos reduzir essa taxa bastante a partir desse ano. Tivemos a resposta positiva já nesse primeiro trimestre", avalia Juliani.
O futuro cardiologista
A cerimônia de condecoração dos alunos do colégio foi acompanhada por todo o quadro de professores e por alguns pais de alunos. A família Vicenzi, em especial, tinha motivos de sobra para comemorar. O filho, Julian, de 15 anos, teve a melhor média geral entre todos os 168 estudantes. Incentivado pela mãe, professora, optou pelo Colégio Tiradentes pela tradição e excelência no ensino. "Entrei no colégio por isso, pela qualidade no ensino", contou.
Julian revela que já tem um objetivo profissional traçado. Vai ser cardiologista. Prestará vestibular no final de 2011. O caminho para isso está bem trilhado. A prova ele carrega no uniforme: o Alamar de Ensino, pendurado no braço, e uma medalha, recebida no final do ano passado por ter obtido a melhor média entre todos os alunos do colégio, fixada no peito. "A maioria dos colégios não dá esse tipo de reconhecimento aos alunos. Penso que serve como uma forma de incentivo. Não só para quem ganha, mas também para quem está atrás estudar mais para receber", afirma.