Dia do Doador também é dia de doar

No Dia Mundial do Doador de Sangue, Hemopasso promove programação especial com brindes e esclarecimentos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

O Dia dos Namorados também foi dia de doação sanguínea para a população de Passo Fundo. No sábado (12), o Hemocentro Regional esteve aberto excepcionalmente das 7h às 11h30, recebendo interessados em realizar esse gesto de solidariedade e claro exemplo de amor ao próximo. "Essa atividade fez parte de uma programação que estamos promovendo durante os fins de semana. O novo calendário conta com a abertura do Hemopasso dois sábados por mês, além das chamadas coletas externas, que são as visitas aos municípios da região que possuem unidade hospitalar", explica Alex Necker, diretor do Hemopasso. Ele lembra que depois de passar por Soledade no dia 5, a atividade acontece em Getúlio Vargas neste sábado (19). "No último fim de semana do mês, o Hemocentro abre novamente pela manhã", ressalta.

Segundo ele, a programação se dá devido a uma dificuldade encontrada pela instituição na reposição de sangue tipo O, tanto positivo quanto negativo. "Com isso, esperamos abrir mais portas e estar ainda mais receptivos para a parte da população que não consegue colaborar em outros horários", acrescenta Necker. "A atividade realizada nesse sábado foi válida, já que reuniu cerca de 40 unidades, algo em torno de dez doadores de Passo Fundo e 30 agendados vindos da região". Ele explica que isso acontece porque, nesse turno diferenciado, o Hemocentro busca privilegiar moradores de alguns municípios entre os 138 atendidos que não possuem unidade hospitalar.

Segunda-feira especial
Para aqueles que não aproveitaram o sábado, hoje há um motivo a mais para se doar: em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. "Para marcar a data, o Hemocentro abre em horário normal, mas realiza distribuição de brindes e uma série de esclarecimentos ao doador que geralmente realiza o ato, mas fica curioso a respeito do processo todo, o que é interessante que todos saibam", lembra o diretor. Para aderir à campanha nacional Entre para a corrente sanguínea. Doe e convide alguém para doar, basta ir até o Hemocentro levando documento de identidade com foto.

Gostou? Compartilhe