Daiane Colla/ON
A noite de sexta-feira (11) ficou marcada como uma das mais emocionantes da história do jornal O Nacional, que completa 85 anos de existência no dia 19 de junho. Personalidades que fizeram e fazem a história de O Nacional e que tiveram real participação na consolidação e no progresso de Passo Fundo foram homenageadas com o troféu Múcio de Castro, uma homenagem ao grande jornalista, político e pessoa que transformou o jornalismo regional e deixou como legado o maior jornal da região Norte.
A trajetória e importância de cada um dos homenageados foram lembradas pelo diretor presidente do Grupo Editorial O Nacional, Múcio de Castro Filho, em seu discurso. Ele frisou a dedicação de seu pai, Múcio de Castro, ao trabalho jornalístico e seu empenho em auxiliar o crescimento e desenvolvimento de Passo Fundo. Foi por meio de O Nacional, por exemplo, que o Dr. Sabino Arias conseguiu força suficiente para garantir a criação da Universidade de Passo Fundo. Múcio Filho dedicou parte da homenagem a Arias, hoje com 93 anos, que ele qualificou como "extraordinário e incansável".
Emocionado, lembrou sua mãe, Ada de Castro, memória viva de toda a trajetória de O Nacional. Foi de suas mãos que os homenageados receberam o troféu Múcio de Castro. "Nessas horas fica difícil encontrar palavras para expressar a honra de comemorar os 85 anos desse jornal", disse.