Bruno Todero / ON
Cresceu o número de furtos e roubos de veículos este ano em Passo Fundo, em relação ao primeiro semestre de 2009. Até domingo (13), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado computava 367 registros de carros, motos ou caminhões levados pelos bandidos na cidade. É como se, a cada dia, em média dois passo-fundenses fossem vítimas do crime. O resultado vai na contramão dos números registrados em todo o Rio Grande do Sul, que teve queda tanto na quantidade de furtos quanto na de roubos no mesmo período.
Chama atenção que, pela primeira vez nos dados policiais da cidade, o número de casos de roubo de veículo (aqueles em que ocorre emprego de violência ou ameaça à vítima) superou a quantidade de furtos (crimes ocorridos na ausência do motorista). No primeiro semestre de 2008, a proporção era de, para cada 10 veículos levados, seis eram por furto e quatro por roubo. No mesmo período de 2009, essa relação era de quase sete furtos para cada três roubos. Além disso, o número de roubos é 74% maior do que o total registrado nos seis primeiros meses de 2009.
De acordo com o major Adair Zanotelli, comandante interino do 3º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar, o resultado negativo do período é reflexo do aumento nas operações de combate ao tráfico de drogas e da repressão a crimes como assaltos a ônibus. “Apertamos forte na questão do tráfico e do roubo a coletivo urbano. Nosso índice de prisão em flagrante por tráfico de drogas foi grande. A leitura que fazemos é simples: os bandidos estão captando através do furto e roubo de veículos”, analisa Zanotelli.
Além disso, segundo o comandante, somente neste final de semana foram presos em Passo Fundo 10 foragidos da Justiça. “Eram pessoas que estavam nas ruas cometendo crimes. Tirando eles de circulação, reduzimos a criminalidade”, garante. Segundo Zanotteli, a Brigada em Passo Fundo já estava atenta ao crescimento dos casos de roubo e furto de veículos, que haviam reduzido em 2009 no comparativo com 2008. “Estamos formalizando uma parceria com a prefeitura para aumentar o vídeo monitoramento nos bairros. O policiamento preventivo será intensificado, através do posto móvel comunitário. Isso vai auxiliar na redução deste crime na cidade”, finaliza.
Período Furto de veículos Roubo de veículos
2008* 220 160
2009* 162 108
2010** 179 188
Variação 2009/2010 10,5% 74%
*Dados referentes ao 1º semestre
**Dados computados até 13 de junho
Fonte: SSP/RS
Tendência
Para o delegado Adroaldo Schenkel, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Passo Fundo, o aumento nos casos de roubo de veículos em relação aos furtos se deve a tecnologia dos carros mais modernos, que agora não podem mais ser acionados com a chamada chave micha. “É uma tendência subir os roubos e diminuir os furtos com a modernização dos veículos. O criminoso precisa da vítima e da chave para poder levar o veículo”, analisa.
Schenkel lembra que, em fevereiro deste ano, 17 pessoas de duas quadrilhas que atuavam na cidade foram presas por envolvimento com roubo de veículos, extorsão e tráfico de drogas. As investigações da chamada operação Monarca duraram seis meses, período em que foram relacionados às quadrilhas pelo menos 22 casos de roubos e furtos de veículos, a maioria com extorsão dos proprietários para a devolução. De acordo com o delegado, os acusados, inclusive os dois homens considerados chefes dos grupos, continuam recolhidos no Presídio Regional de Passo Fundo.
Dados no Estado
Diferente do que foi presenciado em Passo Fundo, levantamento da SSP apontou queda simultânea do número de furtos e roubos de veículos em comparação ao mesmo período do ano passado no Rio Grande do Sul. Os dados, relativos ao período entre janeiro a maio, mostram que houve queda de 15% nos casos de roubo de veículo. Na soma, a redução dos crimes de furto e roubo de veículos chega a 21%. Isso representa que mais de 1,3 mil veículos deixaram de ser levados pelos criminosos no período. Apesar da queda, o mês de maio registrou uma média de 67 novos casos por dia nos 496 municípios do Estado. É como se, a cada hora, três gaúchos tivessem seus veículos furtados ou roubados.
Ocorrências no RS Furto de veículos Roubo de veículos
2009 6.760 5.598
2010 6.345 4.711
Variação -6,1% -15,8%