Daniela Wiethölter/ON
O Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A confirmou ontem que o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde acataram o pedido de ampliação da vacinação contra a gripe A para pessoas entre cinco e 19 anos em Passo Fundo. Esse grupo poderá ser vacinado nesta quarta (16) e quinta-feira (17) nas unidades de saúde do município. Além dessa faixa etária, a vacinação ainda continua para os grupos que não atingiram a meta prevista, ou seja, crianças entre dois e cinco anos e adultos entre 20 e 39 anos.
Segundo o secretário de Saúde, Alberi Grando, com a confirmação do envio do novo lote, o comitê decidiu atender, neste primeiro momento, crianças e jovens, que não haviam se enquadrado nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde durante a campanha nacional de vacinação.
Segundo o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fabiano Bolner, o número de vacinas ainda não foi confirmado, mas o lote para esta nova etapa será disponibilizado ao município ainda hoje.
A extensão da vacinação para outras faixas etárias, que não foram beneficiadas até o momento, como pessoas acima de 40 anos sem doenças crônicas, dependerá da procura nessa etapa de vacinação. Segundo Bolner, a decisão será novamente do comitê, que voltará a se reunir se sobrarem vacinas.
Vacinação contra gripe A
Grupo prioritário: pessoas entre cinco e 39 anos, gestantes e segunda dose para crianças entre dois e quatro anos incompletos
Quando: 16 e 17 de junho
Local: unidades de saúde
Vacinação contra pólio continua
A campanha de imunização contra a poliomielite ou paralisia infantil, segue em Passo Fundo durante esta semana. Com pouco mais de 80% da meta atingida, as crianças entre seis meses e cinco anos ainda podem tomar a vacina nas unidades de saúde do município. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos.
No sábado (12), quando aconteceu a primeira etapa da vacinação contra a doença, cerca de 10 mil crianças foram imunizadas. Além das unidades de saúde, as crianças foram vacinadas em outros pontos espalhados pela cidade, totalizando 77 postos de vacinação.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, é muito importante que os pais levem seus filhos durante essa semana. A próxima dose da vacina será aplicada no dia 14 de agosto.
Vacina contra pneumonia
A vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra doenças como pneumonia, otites e contra algumas formas de bronquite e sinusite será incluída no calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde nas próximas semanas. Segundo a coordenadora, a vacinação inicia assim que chegarem as primeiras doses, mas os profissionais da rede já foram capacitados. A vacina é destinada para crianças entre dois meses a dois anos. Conforme a idade será ministrada uma, duas ou três doses da vacina.