Redação/ON
A novela da instalação da ambulância Samu continua. Embora a entrega simbólica já tenha acontecido, nada do serviço entrar em funcionamento. A questão agora é com a não aprovação dos currículos dos profissionais selecionados, que estão em análise na Secretaria Estadual de Educação. Segundo o secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, o município já está habilitado para receber o veículo e o problema agora são as restrições para a contratação dos funcionários. “Mandamos 12 currículos de motoristas e só dois eles acharam que tem condições”, destaca o secretário.
De acordo com ele, está sendo uma grande dificuldade encontrar profissionais que se enquadrem nas exigências. “Não vai ser fácil achar o que eles querem. Deixei currículos de enfermeiros e médicos para analisarem e ficaram de entrar em contato assim que tiverem pronta esta avaliação, mas a amostragem que eu tive não foi boa”, salienta Grando.
As ambulâncias da Samu são uma promessa do governo do estado ainda em relação ao enfrentamento da gripe A, no inverno do ano passado. As unidades deveriam ter chegado ao estado, enviadas pelo Ministério da Saúde, durante aquele período, mas houve um atraso no envio.
O Serviço
Conforme definição do Ministério da Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após uma chamada gratuita, feita por qualquer telefone para o número 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.