Duas chapas disputam a diretoria da Acisa

Nesta quinta-feira, será realizada a eleição para a nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Passo Fundo (ACISA). Duas chapas estão na disputa para comandar a entidade durante a gestão 2010/2012.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Os associados da Acisa deverão escolher a nova diretoria da entidade nesta quinta-feira, 17 de junho. Esta é uma das poucas vezes que a eleição contará com duas chapas. A chapa 1 é encabeçada pelo atual diretor da Área da Indústria da Acisa, Gilmar Donato e a chapa 2 é liderada pelo coordenador da Expoacisa, Aido Fante.

Esta é terceira vez na história dos quase 90 anos da entidade que haverá duas chapas concorrendo à diretoria. Segundo o Diretor Executivo, Agenor Casteli, esta disputa mostra que a Acisa cresceu e despertou o desejo de mais de uma chapa participar. A nova diretoria entra no novo organograma da Acisa. Os eleitos terão uma gestão de dois e não mais de um ano, sem direito a reeleição. Além de presidente e vice-administrativo, ela terá um vice para cada uma das quatro áreas.  
A diretoria é composta por um presidente e cinco vice-presidentes no setor Administrativo, Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio, além do Conselho Fiscal composto por três titulares e três suplentes. “A Acisa participa ativamente do desenvolvimento regional da cidade e atua em mais de 30 conselhos de desenvolvimento, juntamente com a Fundação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs)”, disse Casteli.
Poderão votar todos os associados em dia com as mensalidades. Atualmente, a Acisa tem cerca de 290 associados. A votação acontecerá das 12h às 21h, na sede da entidade, na Rua General Neto, nº 443, no 5º andar.

Chapa 1

Presidente: Gilmar Donato
Vice-Presidente Administrativo: Roberto Campos
Vice-Presidente Comércio: Janie Casanova
Vice-Presidente Indústria: João Pedro Merlin
Vice-Presidente Serviços: Edmar Belke
Vice-Presidente Agronegócio: Evandro Martins

Quem é Gilmar Donato?

Ele é passo-fundense, casado, pai de três filhas e atua no ramo metal mecânico, através da empresa GDC. Há 21 anos montou a sua empresa. É formado em Engenharia Mecânica pela Upf e está há cerca 10 anos na entidade.

Metas:
Segundo Gilmar Donato, a idéia é incentivar todos os setores, em especial o da Indústria. “Esta área não está tão bem como deveria. É preciso incentivar as pequenas empresas, através da Associação das Micro e Pequenas Indústrias (Ampip)”, disse Donato.
A idéia é capacitar às pequenas empresas para que elas possam se tornar grandes.  Donato garante que os associados serão beneficiados. “A nossa proposta é chegar a mil associados, basta ter união e oferecer vantagens de capacitação e incentivo ao associado”, falou o candidato. Em relação à Expoacisa, o candidato disse que pretende continuar fomentando a expansão do evento que abrange várias empresas da cidade.

A chapa 1 está trabalhando principalmente em três propostas principais:
1: Fomentar a parceria entre Acisa e as entidades Sebrae, Senai, Sest/Senat, Senac, Sesi e Sesc para fomentar o empreendedorismo.
2: Incentivar a 3ª e 4ª Fenafrango: a diretoria pretende criar uma comissão permanente de especialistas na área de marketing e vendas, em máquinas e equipamentos para a avicultura, em extensão rural para expandir e consolidar o evento. “Queremos trabalhar o ano inteiro para quadruplicar esta feira em números de clientes e de expositores. É um setor que está em plena expansão”, comentou Donato.
3: Criar uma sinergia entre as entidades empresariais como Acisa, Sincomércio, CDL, Sinduscon, Sindicato Rural e Ampip.

Chapa 2

Presidente: Aido Fante
Vice-Presidente Administrativo: Marco Antonio da Silva
Vice-Presidente Comércio: Ivan Manfroi
Vice-Presidente Indústria: Erasmo Batistela
Vice-Presidente Serviços: Sérgio Rosseto
Vice-Presidente Agronegócio: Jair Dutra Rodrigues

Quem é Aido Fante?

Ele é passo-fundense, tem 52 anos, casado, pai de dois filhos e atua no ramo de serviços, através da Fante Seguros. Já participou de entidades como Federasul e está há cerca de 10 anos na Acisa.

Metas:
Segundo o candidato Aido Fante, a principal meta é a integração e o desenvolvimento, através do pequeno e do micro empresário, para que eles tenham uma interação de tecnologia e de conhecimento, incentivando a troca de produtos com os grandes empresários. “Se eles tiverem a oportunidade de conhecer novas técnicas, o negócio se desenvolverá automaticamente gerando mais renda”, disse Fante.

Entre as dezenas de metas estão:
 - a intenção de aumentar o número de associados e fornecer o apoio que eles necessitarem.
 - fortalecer o pequeno e o micro empresário de cada departamento.
- apoiar a ala jovem de empresários.
- dar sequência ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.
- ser parceiro das grandes indústrias e ir em busca de novos investimentos para Passo Fundo.

Fenafrango e Expoacisa

Aido Fante informou que através da experiência dos dois anos de Fenafrango foi possível analisar os pontos positivos e negativos. “Temos muito a mostrar neste setor. Vamos trazer as pessoas da região para conhecer a Fenafrango. É uma mostra de grandes negócios com um público segmentado na área da cadeia produtiva do frango”, disse Fante.
A Expoacisa é outro grande evento realizado pela entidade. Segundo o candidato, a intenção desta feira é mostrar o potencial das empresas da cidade. “É um evento consolidado. O sucesso dela é tão grande que dos 121 expositores em 2009, 90% deles já estão compromissados em participar neste ano”, contou Fante.

Gostou? Compartilhe