Um mundo de fantasias, no qual, sapos viram príncipes encantados, bruxas malvadas sempre levam a pior e no final os bons são felizes para sempre... um mundo que se abre a pequenos leitores juntamente com as páginas dos livros. Bom, no caso dos estudantes de 2º ano da Escola Menino Jesus Notre Dame, não apenas dos livros, mas também do material didático preparado pelos educadores: a Apostila dos Contos de Fadas.
Parte integrante de um projeto pedagógico que visa estimular à leitura, nomeado “No Embalo da Leitura”, a coletânea de contos e de exercícios de interpretação textual, expressão artística e atividades interativas foi apresentada aos estudantes. E, como, não poderia deixar de ser, os personagens que dão vida às histórias na imaginação saíram das páginas para uma contação de histórias descontraída e com a participação dos estudantes de 2° ano. João e Maria e a Branca de Neve foram interpretadas de improviso por alguns pequenos voluntários enquanto as professoras narravam os contos. Chapeuzinho Vermelho também participou, foi ela quem trouxe de surpresa as apostilas para serem entregues aos cerca de 80 estudantes.
Recebidas com curiosidade, logo, logo, elas passaram a ser folhadas. E no retorno à sala de aula, os estudantes já demonstravam vontade de aprender lendo-as. Sinal de que o despertar para o prazer da leitura, pretendido com ações como esta, estava efetivamente acontecendo, como afirma a professora Ana Cláudia Rosa de Oliveira, uma das idealizadoras do projeto. “A ansiedade dos alunos em trabalhar com a apostila, a participação deles no lançamento e a alegria com que eles visitam à biblioteca são uma prova de que, mesmo em fase de conclusão da alfabetização, os livros já são atraentes. Nada como os contos de fadas, textos lúdicos, fantasiosos, com valores morais, para instigar ainda mais o interesse pela leitura”, explicou.