Floss reeleito para o Conselho de Desenvolvimento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Com ampla participação dos conselheiros, aconteceu na noite dessa terça-feira (15) a eleição da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo. O atual presidente, professor aposentado da UPF e consultor Elmar Floss foi reeleito por unanimidade. Como vice-presidente da entidade, foi nomeado o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, que também assume a Reitoria da UPF em meados de julho.

A nova gestão do conselho promete ampliar as parcerias com a comunidade, especialmente com as instituições de ensino superior da cidade. Segundo Floss, a Universidade de Passo Fundo, que participou do processo de criação do conselho, esteve afastada dos debates nos últimos anos. "Agora queremos retomar essa parceria, pois o conselho foi criado dentro da UPF e historicamente apoiou nossas lutas", destacou o presidente reeleito.

O vice-presidente, José Carlos Carles de Souza, reforçou a importância da parceria. "A UPF tem o conhecimento e o conselho representa a comunidade, que possui muitas demandas que podemos reverter em bons projetos", disse Souza. Entre os projetos que serão oficializados ainda em 2010 é a cedência de um espaço dentro da universidade para o conselho. "Vamos destinar uma sala anexa à sede da Ampla e do Corede", disse Souza. Além da cadeira de vice-presidente do conselho, a UPF possui ainda três representantes e três suplentes no Conselho de Desenvolvimento, que no total possui 42 integrantes de diversos setores da comunidade.

Novos projetos
O principal projeto da nova gestão é colocar em prática o projeto de criação de uma agência de desenvolvimento envolvendo Passo Fundo e municípios da região. A primeira deliberação dos novos gestores foi a criação de uma comissão que terá a responsabilidade de estruturar um projeto nos próximos 60 dias. A previsão do presidente é que a agência funcione de forma independente ao Conselho de Desenvolvimento ainda em 2010.

Formada pelo professor da UPF e presidente do Corede, Eduardo Finamore, por Clemir Rigo, prefeito de Coxilha e presidente da Ampla, pelo secretário de Desenvolvimento, Marcos Cittolin, pelo vice-presidente do conselho, José Carlos Carles de Souza, além de representantes do empresariado e do Sebrae.

Outra demanda também definida na reunião de ontem foi a formação de uma comissão interna para alterar o estatuto do conselho. "Nossa principal meta é incluir cadeiras para as instituições de ensino superior da cidade", disse Floss. Também será alterado o endereço da sede, passando para dentro da Universidade, e ainda o tempo de mandato dos gestores da entidade, passando de um para dois anos de gestão.

Gostou? Compartilhe