Redação ON
O ginásio do Teixeirinha será o palco. A trilha sonora, a música tradicionalista. O público, os familiares, os apoiadores e os torcedores. O evento, a fase regional do Enart e do Enartinho do ano de 2010. Esta é a segunda vez que Passo Fundo sedia uma etapa regional. Antes disso, na década de 1990, a cidade recebeu os diversos grupos da competição.
De acordo com o coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Sebastião Cavalheiro, são esperadas 10 mil pessoas para os dois dias de provas, que acontecem no sábado e domingo, 19 e 20 de junho. Estão inscritas sete invernadas adultas, cinco xiruas, 15 juvenis, 16 mirins e no pré-mirins. Além dos grupos, existe também a competição de intérpretes, que será realizada no Sest/Senat, paralela às atividades do ginásio do Teixeirinha. As provas começam às 8h de sábado e devem se encerrar somente quando todos se apresentarem. As atividades serão retomadas no domingo, também às 8h.
No final das atividades do dia 20 será possível conhecer os classificados na categoria adulta, pois as demais provas, do Enartinho, terão a segunda fase em outubro.
As regionais de Passo Fundo terão provas de solista vocal feminino, solista vocal masculino, chula, declamação feminina nas categorias juvenil, pré-mirim, adulta, xirua e mirim, dança de invernada xirua, dança de invernada mirim, dança tradicional adulta, declamação masculino nas categorias adulta, pré-mirim, juvenil, xirua e mirim, trova mi maior, trova martelo, trova Gildo de Freitas, causos gaúchos de galpão, pajada, gaita e instrumento, dança gaúcha de salão das categorias adulta, pré-mirim, juvenil, xirua e mirim.