Ensino de qualidade e gratuito

Ifsul oferece diversos cursos técnicos e um tecnológico em um espaço especialmente projetado para as aulas práticas e teóricas

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Em tempos em que a qualificação para o mercado de trabalho se configura numa das grandes buscas da população, encontrar uma oportunidade de participar de cursos de qualidade e gratuitos pode ser a resposta a todas as dúvidas. E isso existe em Passo Fundo.

Desde 1º de outubro de 2007, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Ifsul) oferece vagas em diversos cursos técnicos e um tecnológico, para os quais a única exigência é o ensino médio completo. Especialmente projetado para o desenvolvimento de aulas práticas e teóricas nas áreas em que atua, o Ifsul possui infraestrutura para o atendimento de mais de 800 alunos, mas conta hoje com 514 alunos matriculados.

Quando deu início às atividades em Passo Fundo, era conhecido como Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), mas por determinação de uma nova lei, teve seu nome modificado para Ifsul. O instituto funciona na Perimetral Leste, 150.
Atualmente oferece três cursos regulares de nível médio, que são Técnico em Mecânica, Técnico em Informática e Técnico em Edificações. Oferece ainda um curso regular de nível superior, que é o de Tecnologia em Sistemas para Internet. Além destes, desenvolve cursos temporários. Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem a existência do Ifsul, os cursos oferecidos e a gratuidade das aulas.

Infraestrutura
O Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Passo Fundo está localizado na Estrada Perimetral Leste, 150 na cidade de Passo Fundo. Atualmente o Campus possui a seguinte infraestrutura:
- Prédio Administrativo – prédio destinado a todos os setores administrativos do Campus
- Prédio Oficina – prédio destinado aos diferentes laboratórios do Curso de Mecânica
- Prédio Salas de Aula 1 – prédio destinado as aulas teóricas dos alunos e para alguns laboratórios específicos do Curso de Mecânica e laboratórios de Informática.
- Prédio Salas de Aula 2 – prédio destinado as aulas teóricas dos alunos e aos laboratórios de Informática (PRÉDIO EM FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO)
- Prédio Convivência – prédio destinado a cantina, sala dos professores, espaço de convivência dos alunos/professores, mini-auditório e, temporariamente,  laboratórios do Curso de Edificações
- Prédio Auditório – prédio destinado ao auditório do Campus com capacidade para aproximadamente 300 pessoas (PRÉDIO EM FASE DE CONSTRUÇÃO)
- Prédio Salas de Aula 3 – prédio destinado as aulas práticas/teóricas do curso Técnico em Edificações (PRÉDIO EM FASE DE PROJETO)

Cursos oferecidos
Segundo Silva, atualmente a Instituição oferece 3 cursos regulares (com vestibular semestral) de nível médio: Técnico em Mecânica, Técnico em Informática e Técnico em Edificações. Todos eles têm duração de 2 anos e possuem somente um requisito de acesso – ensino médio completo. Oferece também um curso regular (com vestibular semestral) de nível superior: Tecnologia em Sistemas para Internet. A duração desse curso é de 3 anos e o requisito de acesso é o ensino médio completo. Além disso, o Campus oferece cursos temporários. São eles: Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional e Tecnológica; e PROEJA-FIC na Construção Civil – curso que integra ensino fundamental com qualificação profissional na área da Construção Civil (Parceria com as prefeituras de Passo Fundo e Pontão). O Campus ainda oferece diferentes cursos de extensão de curta duração.

Entrevista
Para conhecer melhor o funcionamento e a infraestrutura do Ifsul, ON conversou com o chefe do Departamento de Ensino, Rafael Krolow Santos Silva. Confira.

ON - Há quanto tempo a instituição atua em Passo Fundo?
Rafael Silva -
A Instituição iniciou suas atividades de ensino (aulas) no dia 1º de outubro de 2007 e teve sua inauguração oficial no dia 30 de outubro de 2007.

ON - Por que houve a troca de nome?
RS -
Em 29 de dezembro de 2008, foi criado, a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, com sede e foro na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul, nos termos da Lei nº 11.892, com natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação. Mais precisamente, a troca do nome ocorreu devido à existência da Lei Federal supracitada que transformou os Cefets em Institutos Federais.

ON - Quantos alunos frequentam as aulas?
Atualmente 514 alunos estão matriculados nos diferentes cursos citados anteriormente. É importante observar que esse Campus foi projetado para suportar inicialmente 800 alunos, sendo que o máximo é 1200 alunos, dependendo dos novos cursos que poderão ser ofertados no futuro. A meta inicial do número de alunos deverá ser alcançada com a conclusão de todos os prédios do Campus.

ON – Qual é a forma de acesso?
RS -
Para acesso aos cursos da Instituição os candidatos devem fazer o Vestibular semestral divulgado na mídia e no site do Instituto Federal (www.ifsul.edu.br) e regulamentado através de editais específicos, de acordo com o nível de ensino. Todos os editais são publicados em jornais locais e no site da Instituição.

ON - Qual o status dos cursos?
RS -
Os cursos técnicos de nível médio possuem o status de Técnico. Já o curso superior possui o status de Tecnólogo.

ON - Quando acontece o processo de seleção?
RS
O Vestibular/Processo Seletivo para os cursos regulares acontece semestralmente, normalmente no final de cada semestre (junho/julho e novembro/dezembro).

Gostou? Compartilhe