Inverno deve ser mais frio e seco

Clima: período sem incidência de fenômenos climáticos como El Niño e La Niña deve facilitar a entrada de massas de ar polar no continente

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O período de neutralidade nos meses de julho e agosto deverá deixar as temperaturas mais baixas na nova estação, em relação ao mesmo período do ano passado. O inverno inicia oficialmente às 8h28 desta segunda-feira, 21 de junho. Além da queda nas temperaturas, a nova estação deve ser marcada pelo tempo mais seco. As previsões foram divulgadas pelo meteorologista da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha.

O evento El Niño que atua desde o ano passado enfraquece e deve chegar ao fim. Conforme Cunha a expectativa é de que apenas a partir de agosto comece a se configurar o fenômeno La Niña no Oceano Pacífico. “Essas particularidades deverão caracterizar um inverno de 2010 no Sul do Brasil com temperaturas próximas, ou até mesmo abaixo dos padrões climáticos normais para a época do ano”, explica. Isso se deve principalmente a falta de bloqueios na atmosfera que permitem, com maior facilidade, a entrada de massas de ar polar no continente.

Essa definição da nova estação deve ser configurada a partir do próximo mês. “O mês de junho já marca o final do outono e início do inverno. A estação se define com maior clareza a partir do mês de julho”, complementa Cunha. Conforme ele, julho e agosto marcam claramente a estação na região. “Em termos médios, nesses meses ocorrem as menores temperaturas, maior frequência de geadas, e muitos dias com temperaturas negativas”, observa. Essa condição de inverno mais frio e não tão úmido configura uma condição mais adequada para a agricultura e os cultivos de inverno. As temperaturas médias devem oscilar entre 12°C e 13°C e podem chegar a -4°C em dias isolados.

Nesta segunda-feira (21) a Terra estará num dos pontos mais distantes do Sol em sua órbita: o chamado solstício. O Hemisfério Sul receberá o mínimo de insolação nesta ocasião e o Hemisfério Norte o máximo de intensidade. Começa então a estação do inverno no Hemisfério Sul e do verão no Hemisfério Norte.

Próximos dias
Devido a alta umidade relativa do ar, a nebulosidade e a quantidade de chuva de sexta-feira, o sábado amanhece encoberto com formação de nevoeiro ou chuva fraca. No decorrer do período a condição deve melhorar. A temperatura mínima será de 12°C e a máxima de 21°C. À noite a temperatura entra em declínio. No domingo o dia amanhece com céu de claro a parcialmente nublado. A mínima de 9°C e a máxima 16°C, com declínio acentuado à noite.

Na segunda-feira às 8h28 inicia o inverno. O dia será de frio intenso, a mínima será de 5°C e máxima não passa dos 15°C. Na terça o dia amanhece com céu claro a parcialmente nublado. Mínima de 8°C e máxima de 18°C, a temperatura entra em elevação relativa. Na quarta-feira a chuva deve retornar à região.

Gostou? Compartilhe