Natália Fávero/ON
Aido Fante participa da Acisa há mais de uma década. Ele tem 52 anos, é casado e pai de dois filhos. Sempre conciliou a administração da empresa no ramo de serviços com a atuação na entidade. Nessa quinta-feira (17), recebeu 102 votos, contra 49 de Gilmar Donato, da chapa 1. A posse será no dia 6 de agosto, em substituição a Dimas Froner. Entre as ações está a descentralizações das reuniões-almoço, a integração dos associados e o trabalho na formação dos jovens empreendedores.
Fante está motivado para desenvolver ainda mais a entidade. "Chega um momento que temos que fazer algo a mais pela Acisa. Vamos dar continuidade às ações que já estão sendo realizadas e promover o crescimento com o apoio do poder público e outras entidades parceiras", disse Fante.
O primeiro passo da gestão do novo presidente será compor a diretoria e pensar na Expoacisa, que será realizada de 19 a 21 de novembro. Na outra gestão, Fante foi coordenador do evento e agora traz a experiência para consolidar ainda mais o evento. "É uma feira para os empresários da cidade mostrar o que produzem. Dos 121 expositores do ano passado, 90% dos espaços já estão negociados", disse o presidente recém-eleito. A feira movimentou um público de 25 mil pessoas e para esta edição a expectativa é para que até 30 mil participem.
Uma das ações da nova gestão será a descentralização das reuniões da Acisa. Fante quer dar continuidade ao projeto de transferir esses encontros para os bairros, no sentido de aproximar os empresários, principalmente, os pequenos, em uma parceria com a Associação das Micro e Pequenas Indústrias de Passo Fundo. Ainda dentro desse processo de integração, o novo presidente quer buscar os jovens empreendedores para formar futuros presidentes da entidade. "Precisamos integrar os jovens que estão começando agora ou que herdaram da família, para uma troca de experiência e uma formação na entidade", comentou Fante. Uma das propostas é apoiar a vinda de novas empresas e incentivar as grandes que estão instaladas na cidade. "Há cerca de dez anos só se pensava na agricultura, agora a cidade está se desenvolvendo, e precisamos pensar nas grandes indústrias também", disse Fante.
Nova maneira de gerenciar
Aido Fante também comentou sobre a nova maneira de gerenciamento da entidade, que permite que cada setor tenha um vice-presidente, qualificando as áreas. A partir desta gestão, o presidente não precisará representar a entidade em todos os eventos. Os setores Indústria, Serviço, Comércio e Agronegócio terão um representante específico. Durante o mês serão realizados encontros com os membros da diretoria e os assuntos de cada área serão repassados ao grupo e ao presidente.
Vencendo as dificuldades financeiras
A Acisa nos últimos anos estava com dificuldades para se manter e pagar dívidas de eventos realizados na Efrica, por exemplo, há cerca de 14 anos. Ainda faltam sanar cerca de 10% a 15% dessas dívidas. A Acisa é mantida com a contribuição dos 290 associados e com os eventos promovidos pela entidade, como Expoacisa e Fenafrango. No último balanço, apresentado nessa semana, a entidade teve um resultado positivo. A sede da Acisa, que há muitos anos não recebia melhorias, passou por reformas, as dívidas foram parceladas e a entidade está conseguindo se manter.