A chuva não desencorajou a população de Passo Fundo no dia “D” da vacinação contra a Gripe A, para as pessoas entre seis meses a 40 anos. A cidade foi a única do país a ampliar a cobertura de imunização depois do encerramento da vacinação dos grupos prioritários
Redação/ON
O Dia “D” de vacinação contra a Gripe A para a população de seis meses a 40 anos, realizado no sábado, 19, foi considerado positivo pelo Núcleo Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados parciais apontam que 11,3 mil doses foram aplicadas no Pronto Atendimento 24h e nos cinco Cais, até às 15h. Mesmo com a chuva, as pessoas formaram filas, principalmente, no posto central que estava aplicando as doses na parte superior e térrea do prédio para atender a demanda. Por volta das 16h, as vacinas na parte de baixo terminaram. Segundo a coordenadora do Núcleo Epidemiológico, Mara Dill, a movimentação foi grande. “A procura foi intensa em todas as unidades. A chuva atrapalhou um pouquinho, mas muitas pessoas enfrentaram o tempo e vieram se prevenir”, disse Dill.
A população entre cinco e 19 anos que não estava incluída nos grupos prioritários nas etapas anteriores da campanha nacional teve a oportunidade de ser imunizada contra a doença. As unidades de saúde que ainda dispõem de doses sobrando, prosseguirão vacinando nesta segunda-feira. A coordenadora do Núcleo Epidemiológico disse que o município continuará buscando novas remessas junto ao Ministério da Saúde, caso haja vacinas disponíveis.
O mutirão de vacinação para este grupo de pessoas iniciou na terça-feira (15/06) com uma remessa de 20 mil doses. As vacinas foram disponibilizadas pelo Ministério somente para o município de Passo Fundo, após um apelo do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe para ampliar a cobertura da imunização. Mara informou que ainda faltam contabilizar as doses aplicadas na terça, quarta, quinta e sexta-feira. Os dados completos de quantas pessoas foram imunizações serão divulgados no início desta semana. No Brasil, a campanha oficial encerrou no dia 2 e somente permanecem vacinando os municípios que ainda possuem doses da vacina e que ainda não atingiram a meta mínima de 80% de cobertura.
Cerca de 11 mil pessoas vacinadas no dia ?EURoeD?EUR?
· 1 min de leitura