Daniela Wiethölter/ON
Aproximadamente 17 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe A em Passo Fundo nesse sábado (19), data em que foi realizado o mutirão de vacinação para todas as faixas etárias. Disponível nos cinco Cais e no posto 24 horas, a vacinas foram esgotadas, superando as expectativas da Secretaria da Saúde.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, ainda não foram computados todos os dados referentes à vacinação durante a semana passada, que teve como foco pessoas até 40 anos. "Ainda estamos recebendo os números, mas acreditamos que vamos passar de 20 mil doses aplicadas somente nessa última semana", disse. Os números por idade também devem ser contabilizados durante a semana.
A estratégia de universalizar a imunização aconteceu somente em Passo Fundo, pois o município conseguiu um lote extra de 20 mil doses para ampliar a cobertura e dar oportunidade às pessoas que não estavam enquadradas no calendário oficial do governo federal. Na semana passada, foram vacinadas pessoas entre seis meses e 40 anos e no sábado toda a população.
Segundo o secretário de Saúde, Alberi Grando, com o sucesso do mutirão, o município encerra a campanha de vacinação contra a gripe A e novas medidas somente serão tomadas se a doença chegar ao município. "Agora, só se surgir alguma eventualidade iremos pedir mais vacinas para o ministério", observou o secretário. Em 2010, até o momento, nenhuma pessoa adoeceu em Passo Fundo e na região.
2ª dose
A vacinação segue apenas para crianças até nove anos incompletos que tomaram a primeira dose da vacina. A segunda dose é recomendada a partir do 21º dia. Para essas crianças, a vacina está disponível nas unidades de saúde do município.
17 mil vacinados contra a gripe A no dia D
· 1 min de leitura